Países africanos lançam diretrizes da política de saneamento do continente

As diretrizes da Política de Saneamento da África (ASPG, na sigla em inglês) foram lançadas em Lagos, na Nigéria, em junho passado. O documento detalha as etapas para o desenvolvimento de novas políticas ou a atualização das políticas existentes, além de fornecer um esboço do que deve ser incluído em um trabalho mais abrangente, e tem o apoio do Conselho de Ministros Africanos sobre Água (AMCOW), formado por 26 países do continente.

Segundo o site ESI Africa, a ASPG está em desenvolvimento desde 2017, quando os estados membros do conselho começaram uma análise profunda das políticas e estratégias nacionais de saneamento. Os resultados desta avaliação indicaram que nenhum dos 26 países tinha políticas de saneamento que abordassem adequadamente os elementos necessários para acelerar uma melhoria.

A avaliação revelou, por exemplo, que cinco anos após a definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cerca de 61% das políticas locais ainda estavam focadas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. “Isso trouxe a necessidade do desenvolvimento de diretrizes de política de saneamento padrão para apoiar o desenvolvimento, revisão e revisão de políticas”, disse o secretário executivo do AMCOW, Thomas Banda. 

Segundo ele, a ASPG é necessária para posicionar os estados membros para responder aos compromissos e metas continentais e globais para o saneamento, a fim de acelerar o acesso universal administrado com segurança. Umas das práticas a serem erradicadas é a defecação a céu aberto. 

Falando durante o lançamento, Amina J Mohammed, secretária-geral adjunta das Nações Unidas, elogiou o AMCOW por desenvolver as diretrizes. “Este importante trabalho proporcionará aos governos africanos orientação para melhorar ou desenvolver uma política de saneamento clara e abrangente para abrir caminho para políticas nacionais em grande escala”, declarou.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o Conselho de Ministros está trabalhando para acelerar o investimento de alta qualidade e liderança no saneamento por meio dessas diretrizes. “Estamos ansiosos para trabalhar com o AMCOW e os governos africanos para fornecer saneamento para todos. A história mostra que as sociedades que investiram em melhorias sanitárias tornaram-se mais saudáveis, ricas e poderosas, mas a falta de saneamento torna o país mais vulnerável a doenças e epidemias que afetam toda a sociedade”.

Carl Gustav Schlettwein, presidente do AMCOW e também ministro da Agricultura, Água e Reforma Agrária da Namíbia, disse que seu país estava comprometido em criar uma política de saneamento independente usando a ASPG e encorajou outros países a aproveitarem a nova política para melhorar suas práticas de saneamento. Os ministros responsáveis ​​pelo saneamento e higiene do Quênia, Etiópia, Nigéria, Camarões, Egito, Senegal e África do Sul elogiaram o AMCOW por desenvolver a ASPG e prometeram usá-lo para melhorar o ambiente propício para o saneamento em seus países.

Segundo Suleiman Adamu, ministro dos Recursos Hídricos da Nigéria, seu país enfrenta a tarefa de fornecer acesso ao saneamento básico para mais de 100 milhões de nigerianos e o ASPG oferece uma grande oportunidade para acelerar isso. Ele acrescentou que “a Nigéria usará a ASPG para atualizar sua política de saneamento de água de 2004 e trabalhará em estreita colaboração com as 36 unidades (estados) para que cada uma delas use a ASPG para garantir que suas políticas sejam específicas ao contexto, alinhadas com a política federal padrão”.

O lançamento ocorreu virtualmente por causa das medidas contra a covid 19 reuniu ministros responsáveis ​​pela água, saneamento e higiene em toda a África, representantes da União Africana, agências das Nações Unidas, doadores, e especialistas em água e saneamento em todo o continente.

Conteúdo publicado originalmente em: ESI AFRICA 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG