Benefícios da economia circular para o setor de água 

As empresas de água estão cada vez mais empenhadas em incorporar princípios de economia circular em suas operações.

A abordagem da economia circular é projetada para manter os materiais em seu valor mais alto pelo maior tempo possível. Para isso, eles são reaproveitados e reciclados assim que atingem o final de suas vidas operacionais. 

Ao adotar essa abordagem, as organizações do setor ajudarão a criar um fluxo de materiais mais sustentável. O resultado será redução dos riscos de abastecimento e da volatilidade dos preços da água.

O consultor de sustentabilidade Robert Spencer sugere no site da empresa de engenharia Aecom maneiras como o setor de água do Reino Unido pode fazer isso. 

Acompanhe suas sugestões:

Trabalhar com a natureza

Muitas empresas de água já trabalham com processos naturais e investem em estratégias holísticas de longo prazo para gerenciar as bacias hidrográficas.  Isso pode reduzir a necessidade de desenvolvimento de novos ativos de infraestrutura mais rígidos, economizando também nos custos de materiais e de manutenção. Trabalhar com a natureza pode levar a eficiências significativas de tratamento de água, reduzir inundações a jusante para as comunidades e melhorar o ambiente natural. 

A United Utilities, por exemplo, atua no Vale de Swindale em obras de restauração de rios e várzeas para ajudar a armazenar a água das enchentes. Como o rio passa a fluir mais devagar, ele coleta menos sedimentos. Como resultado, menos sedimento precisa ser removido na entrada da empresa de água, exigindo menos tratamento de água intensivo e, portanto, energia.

Ver o desperdício como uma oportunidade

O lodo tem sido um problema para as empresas de água e saneamento. Mas quando visto de forma diferente, oferece exemplos novos e interessantes da economia circular em funcionamento. A disponibilidade de lodo pode ser um meio de garantir um certo grau de independência energética. A tecnologia de hidrólise térmica, que funciona como uma grande panela de pressão, pode ser usada para aumentar a produção de metano do lodo. Este metano pode ser usado como uma fonte de energia renovável para alimentar a estação de tratamento, tornando-o quase neutro em termos de custos. O processo também reduz os resíduos sólidos para descarte, exigindo menos transporte fora do local, reduzindo as emissões de carbono. 

Criar centros de armazenamento e reciclagem

Armazenamento compartilhado, centros de renovação, reutilização criativa e refabricação são necessários para enfrentar os desafios de tempo. Órgãos governamentais podem estabelecer em conjunto com as empresas centros estratégicos com esse fim. Isso exigirá a cooperação da autoridade local e da agência ambiental, além de um mercado inteligente. Este precisaria ser dotado de um software específico para gerenciar os materiais excedentes e os estoques em fim de vida útil. Com isso, esses hubs poderiam funcionar com eficiência e eficácia.

Fazer os materiais durarem mais

É possível reduzir e potencialmente eliminar o desperdício mantendo os materiais e componentes em uso e na cadeia de valor por mais tempo. Esse é um princípio fundamental para uma economia circular. A Yorkshire Water está reutilizando meios filtrantes de resíduos em sua estação de tratamento de águas residuais WwTW. Por meio dessa iniciativa, 37 mil toneladas do agregado foram usadas na construção de duas novas estações ferroviárias na linha de Leeds a Bradford. Outras 50 mil toneladas foram vendidas para projetos de empreiteiros locais e regionais.

O conteúdo foi publicado originalmente em: AECOM

O White Paper detalhado pode ser acessado em: AECOM

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG