Minerva Foods reduz em 6,5% consumo de água por produto acabado

A Minerva Foods, maior exportadora de carne bovina da América Latina, informa em seu Relatório de Sustentabilidade se dedicar à busca de excelência na gestão do uso de recursos naturais.

Em 2019, o frigorífico conseguiu reduzir em 6,5% seu consumo total de água por tonelada de produto acabado em relação ao ano anterior. Isso representou uma economia de 48.173 metros cúbicos ante 2018.

Entre outros resultados destacados no relatório estão a redução de 5% no consumo de eletricidade nas unidades brasileiras. A emissão de gases do efeito estufa (GEE) recuou 41% no período.

A empresa informa que mantém o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para observar o cumprimento da legislação competente às suas atividades. 

Esse sistema dota a Minerva de instrumentos de gerenciamento adequado de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas em todas as suas unidades. 

Água 

Na área da água, existe um sistema para a prevenção de vazamentos e a utilização de modernos equipamentos para otimizar o uso dos recursos hídricos.  

A maioria das unidades é abastecida com águas superficiais, que passam por Estações de Tratamento de Água (ETAs) antes de serem utilizadas na produção. 

O controle da retirada de água é feito pelas equipes locais de meio ambiente com hidrômetros calibrados. Tudo isso é monitorado por meio de indicadores (KPIs) avaliados regularmente, de modo que se possa identificar desvios e tratá-los. 

Além do monitoramento do consumo, são feitas avaliações periódicas da qualidade da água tratada nas ETAs. Essas avaliações são consideradas essenciais para a qualidade e a segurança do produto. 

A empresa também trabalha na conscientização. No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi promovida a campanha “Cada Gota Importa”. 

Ela incluiu ações com colaboradores, comunidades e escolas próximas. Também houve a divulgação de materiais informativos, jogos interativos e palestras e diálogos com os colaboradores

Efluentes e Resíduos

A Minerva Foods informa no relatório que opera Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) com sistemas primários e secundários em todas as suas unidades. Com isso, realiza o monitoramento por amostragem e verifica a eficácia do sistema, além de identificar pontos de melhoria. 

A companhia quer o melhor tratamento primário disponível para que o secundário não apresente interferências. Isso permite uma remoção de carga orgânica acima do especificado pela legislação vigente. 

Em 2019, foi firmado contrato para o programa de químicos com intuito de aumentar a eficiência de remoção da carga orgânica no sistema de flotação por ar dissolvido (DAF). 

Outra iniciativa foi a instalação de sondas para leituras online de pH e turbidez em todas as unidades de tratamento que possuem o sistema de DAF. 

Há uma fiscalização constante dos efluentes. As unidades que realizam lançamento em corpo hídrico promovem análises a montante e a jusante do lançamento, monitorando a qualidade do corpo receptor. 

Para as unidades que adotam lançamento em solo, por meio da fertirrigação, também é feito o monitoramento do solo. 

O volume de efluente gerado é gerenciado por meio do sistema Dux. Diariamente, as informações são capturadas em leitores de volume localizados próximos aos emissários e a medição é lançada no sistema. 

A Minerva também faz análises diárias internas e mensais dos efluentes em laboratório externo acreditado. 

Todos os procedimentos são acompanhados por um órgão ambiental competente. Isso se dá tanto por entregas periódicas de relatórios como por meio de vistorias in loco.

O conteúdo foi publicado originalmente em: Minerva foods

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG