Desde 2014, quando os agricultores da Califórnia enfrentaram um período de seca extrema no rico estado norte-americano, o setor passou a estudar como tornar sua atividade mais sustentável e resiliente na chamada estação seca.
O grupo sem fins lucrativos Center for Urban Education About Sustainable Agriculture (Cuesa) listou o arsenal de medidas colocadas em prática para conservar a água e evitar a escassez do recurso no futuro:
1 – Irrigação por gotejamento
Os sistemas de irrigação por gotejamento fornecem água diretamente às raízes da planta, reduzindo a evaporação que ocorre com os sistemas de irrigação por spray.
Os temporizadores podem ser usados para programar a irrigação para os períodos mais frios do dia, reduzindo ainda mais a perda de água. Devoto Gardens, Glashoff Farms e Twin Girls Farm são algumas das fazendas do Ferry Plaza Farmers Market que irrigam suas plantações por gotejamento.
A técnica, se instalada corretamente, pode economizar até 80% mais de água do que a irrigação convencional e pode contribuir também para o aumento da produtividade das lavouras.
2 – Captação e armazenamento de água
Muitas fazendas dependem de água municipal ou de poços (lençóis freáticos), enquanto algumas construíram suas próprias lagoas para captar e armazenar a chuva para uso durante todo o ano.
Lagoas manejadas adequadamente também podem criar habitat para a vida selvagem local. A Fazenda Marin Roots, por exemplo, conta com duas lagoas para todas as suas necessidades de água, ajudando a minimizar seu impacto na bacia hidrográfica ao redor.
3 – Irrigação programada
A gestão inteligente da água não se trata apenas de como a água é distribuída, mas também quando, com que frequência e quanto. Para evitar irrigação insuficiente ou excessiva em suas safras, os agricultores monitoram cuidadosamente a previsão do tempo. Também avaliam a umidade do solo e da planta, e adaptam seu programa de irrigação às condições atuais.
A Tory Farms, que usa irrigação por inundação em seus pomares, rega à noite para diminuir a evaporação, permitindo que a água penetre no solo e reabasteça o lençol freático.
4 – Culturas tolerantes à seca
O cultivo de safras adequadas ao clima da região é outra forma de os agricultores obterem mais safra por gota. As espécies de culturas nativas de regiões áridas são naturalmente tolerantes à seca, enquanto outras variedades de culturas foram selecionadas ao longo do tempo devido às suas baixas necessidades de água.
Azeitonas, pepinos armênios, feijão tepary e orach são algumas das culturas mais resistentes à seca que podem ser encontradas no Ferry Plaza Farmers Market.
5 – Agricultura seca
Os “agricultores secos” da Califórnia não irrigam, dependendo da umidade do solo para produzir suas safras durante a estação seca. Práticas de cultivo especiais e atenção cuidadosa aos microclimas são essenciais.
A agricultura seca tende a realçar os sabores, mas produz rendimentos mais baixos do que as lavouras irrigadas. A Dirty Girl Produce é conhecida por seus tomates Early Girl de fazendas secas. Uvas para vinho, azeitonas, batatas e macieiras também podem ser cultivadas a seco na Califórnia.
6 – Pastagem rotativa
A pastagem rotativa é um processo no qual o gado é movido entre os campos para ajudar a promover a regeneração do pasto. O bom manejo do pasto aumenta a absorção de água nos campos e diminui o escoamento de água, tornando as pastagens mais resistentes à seca.
O aumento da matéria orgânica do solo e a melhor cobertura da forragem também são benefícios do pastoreio rotativo para a economia de água. A Bodega & Yerba Santa Goat Cheese and Marin Sun Farms, entre outras, praticam essa rotação para manter as pastagens e os animais saudáveis.
O composto, ou matéria orgânica decomposta usada como fertilizante, melhora a estrutura do solo, aumentando sua capacidade de retenção de água. O mulch é um material espalhado no topo do solo para conservar a umidade.
7 – Compostagem e mulch
A palha feita de materiais orgânicos, como aparas de madeira, se decompõe, aumentando ainda mais a capacidade do solo de reter água. Compostagem e mulching ajudam a Allstar Organics, Tierra Vegetables e muitas outras fazendas Ferry Plaza Farmers Market a reter mais água no solo durante a estação seca. Os agricultores também podem usar mulch de plástico preto como cobertura do solo para suprimir ervas daninhas e reduzir a evaporação.
8 – Plantação de cobertura
Plantadas para proteger o solo que de outra forma ficaria exposto, as culturas de cobertura reduzem as ervas daninhas, aumentam a fertilidade do solo e a matéria orgânica e ajudam a prevenir a erosão e compactação.
Isso permite que a água penetre mais facilmente no solo e melhora sua capacidade de retenção de água.
Uma pesquisa de 2012 com 750 agricultores conduzida pela North Central Sustainable Agriculture Research and Education descobriu que os campos plantados com safras de cobertura eram entre 11% a 14% mais produtivos do que os campos convencionais durante os anos de seca.
A Woodleaf Farm usa grama perene e trevo em seus pomares de pessegueiro, e na Frog Hollow Farm, o agricultor de frutas orgânicas Al Courchesne também usa plantações de cobertura para construir um solo saudável.
9 – Lavoura de Conservação
O fenômeno climático conhecido como ‘Dust Bowl’ na década de 1930 foi criado por uma tempestade perfeita de excesso de aragem e perda de gramíneas perenes, seguida por seca extrema e erosão eólica.
A lavoura de conservação usa arados especializados ou outros implementos que trabalham parcialmente o solo, mas deixam pelo menos 30% dos resíduos vegetais da colheita na superfície.
Assim como o uso de plantas de cobertura, essas práticas ajudam a aumentar a absorção de água e a reduzir a evaporação, erosão e compactação.
O Flying Disc Ranch, produtor de tâmaras, aproveita ao máximo seu uso de água no deserto Coachella, usando uma mistura de mulch, compostagem e safra de cobertura sem cultivo.
10 – Orgânicos
Em um teste de sistemas agrícolas de 30 anos, o Rodale Institute descobriu que o milho cultivado em campos orgânicos tinha rendimentos 30% maiores do que os campos convencionais em anos de seca.
Além de manter muitos dos pesticidas mais tóxicos fora dos cursos de água, os métodos orgânicos ajudam a reter a umidade do solo. Solo saudável, rico em matéria orgânica e vida microbiana, funciona como uma esponja que fornece umidade às plantas. O teste também descobriu que os campos orgânicos podem recarregar o abastecimento de água subterrânea em até 20%
.Esse conteúdo foi publicado originalmente em: CUESA