Para contribuir com a redução do desperdício de água, saber identificar sinais de vazamentos é essencial. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) listou algumas dicas e orientações que podem orientar os consumidores a fazer testes para poupar água e dinheiro.
Hidrômetro
Confira o seu relógio de água (o hidrômetro). Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.
Canos alimentados diretamente pela rede da Sabesp
Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da Sabesp (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.
Canos alimentados pela caixa d’água
Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d’água.
Reservatórios subterrâneos de edifícios
Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.
Em torneiras e vasos sanitários
Torneiras
Este tipo de vazamento é caracterizado por torneira pingando quando fechada. Quando isso acontecer, troque o “courinho”. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, perde-se o equivalente a 46 garrafas d´água por dia.
Vasos Sanitários
- Jogue um pouco de borra de café no vaso sanitário;
- O normal é a borra ficar depositada no fundo do vaso;
- Em caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Obs.: Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Esse conteúdo foi publicado originalmente em: SABESP