O uso de equipamentos economizadores de água pode reduzir o consumo nas casas entre 50% e 75% segundo uma pesquisa realizada pela Escola Politécnica da USP a pedido da Sabesp.
Novos tipos de bacias, torneiras com arejadores e restritores de vazão então entre os equipamentos recomendados para substituir os convencionais.
Segundo o estudo, uma bacia com caixa acoplada pode consumir até 12 litros por descarga. Ao trocar o equipamento por um mais moderno, com volume de descarga reduzido (VDR), esse consumo cai 50%, para 6 litros por uso.
Mesmo uma bacia convencional com válvula bem regulada consome até 10 litros por descarga. Nesses casos, a economia com VDR chega a 40%.
Os restritores de vazão das duchas também são recomendados para conseguir economias que vão de 32% a 62%, dependendo da pressão hidráulica (m.c.a.) do equipamento observado.
Uma ducha com restritor de 8 litros por minuto, por exemplo, corta o consumo de 0,34 litros por segundo para 0,13 litros por segundo.
Os arejadores de vazão das torneiras das pias, por sua vez, garantem economia de 57% a 76%, também dependendo da pressão hidráulica.
Nas torneiras dos tanques e dos jardins, a economia com os restritores e reguladores é de 50%.
Nos mictórios, o consumo de 2 litros por uso cai pela metade se forem instaladas válvulas automáticas.
Esse conteúdo foi publicado originalmente em: Sabesp