A lã de rocha, material mundialmente usado para fins de isolamento acústico e térmico, pode contribuir para a busca de inovações que visam a economia de água.
Segundo artigo de Jan Simonsen, gerente de marketing da Rockwool, uma das maiores fabricantes do produto nos Estados Unidos, o material pode ser utilizado com sucesso na agricultura hidropônica, o que deve trazer mais eficiência e menor desperdício de água.
Segundo o executivo, o uso facilita a recirculação da água nas estufas. Em circunstâncias normais, descreve, o cultivo de 1 kg de tomate no campo requer 60 litros de água. No entanto, em uma estufa de última geração com hidroponia, seriam necessários apenas 4 litros. A quantidade de água economizada seria capaz de sustentar 85 mil pessoas por um ano, segundo cálculos da OMS.
“No final das contas, a escassez de água é um sério problema global. À medida que trabalhamos para moldar um futuro com mais segurança hídrica, poder alimentar o dobro de pessoas com metade dos recursos hídricos certamente é algo pelo qual podemos lutar”, afirma no texto.
Simonsen também ressalta que a lã de rocha, por ser mineral, pode ser reciclada, absorve 95% do seu próprio volume na água e minimiza o crescimento de bactérias que podem atacar a cultura.
Esse conteúdo foi publicado originalmente em: Rockwool