A multinacional norte-americana Mondelez renovou em outubro de 2020 seus compromissos globais de sustentabilidade. A companhia surgiu da cisão da antiga Kraft Foods e detém marcas de snacks conhecidas como Lacta, Tang, Club Social e Halls
Entre os compromissos estão ações como a redução do consumo de água na produção, gestão eficiente do lixo e menores emissões de gás carbônico (CO2).
Essas premissas fazem parte de um ciclo de preocupação da empresa com o meio ambiente iniciado em 2013 e que se renovará anualmente até 2025.
A meta global da companhia é reduzir a emissão de CO2 em 15% até o final do período.
A Mondelez informa que está assumindo um novo compromisso para combater o aumento da temperatura do planeta. Uma das contribuições do Brasil é o projeto de dobrar a quantidade de energia proveniente de fontes limpas na fábrica de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.
Essa ação foi inspirada nos resultados obtidos na planta que a Mondelez mantém em Curitiba. Essa unidade já utiliza 100% de energia renovável de biomassa e nenhum resíduo é destinado a aterros sanitários.
Cadeia do cacau
Entre os projetos internacionais da Mondelez no Brasil se destaca o Cocoa Life. O objetivo é operar a cadeia do cacau de maneira sustentável, junto com pequenos produtores baianos e paraenses.
Essa iniciativa inclui a recuperação de plantações improdutivas e de áreas ocupadas pela agropecuária por meio da introdução de ferramentas e técnicas de manejo de solo.
O Cocoa Life no Brasil receberá um investimento de R$ 10 milhões até 2022. A empresa quer usar esses recursos para transformar mil hectares de área de pastagem em agrofloresta de cacau.
Também faz parte do projeto a reestruturação de 750 hectares de fazendas de cacau já existentes e a restauração de 500 hectares de mata ciliar.
No lado social, espera-se o aumento em 50% no número de produtores, famílias e trabalhadores indiretos beneficiados pelo programa.
Esse conteúdo foi publicado originalmente em: Gazeta do povo
Imagem meramente ilustrativa