Você sabia que tudo que consumimos, alimentos, vestuário etc. têm impactos, sejam positivos ou negativos? Por esse motivo é tão importante refletir sobre o que estamos comprando e quais os impactos disso no meio ambiente, na comunidade, na flora e na fauna.
Muitas vezes é preciso não apenas pensar e repensar sobre esses hábitos, mas mudar nossa forma de consumir para um consumo mais consciente, assunto abordado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12: Consumo e produções responsáveis.
Por esse motivo, iniciativas empresariais são extremamente importantes para a conscientização em massa e mudança de hábitos.Vamos conhecer uma boa ação de uma grande empresa em prol do ODS 12?
O grupo Savencia e suas marcas
O Grupo Savencia é líder na produção de queijos e conta com marcas como Modilac, Ile de France, Milkana dentre outras e a mais conhecida no Brasil: Polenghi.
A missão do grupo é “Leading the way to better food”, que em tradução livre significa “Liderando o caminho para uma comida melhor”. Como uma empresa que sabe da importância da alimentação na vida das pessoas, desenvolveu a meta de oferecer produtos naturais de alta qualidade para contribuir com uma alimentação saudável.
Por ser líder no setor, o grupo também tem a meta de promover o consumo sustentável (ODS 12), encorajando seus clientes e colaboradores a terem hábitos alimentares mais saudáveis.
O rótulo para o consumo sustentável
O grupo pretende, até 2025, ter 100% de seus produtos de varejo com rotulagem nutricional por porção, o que vai além dos requisitos regulatórios locais. Um passo importante para compreender melhor os benefícios nutricionais dos produtos consumidos.
Para ser possível, o Departamento de Nutrição do grupo Savencia desenvolveu e disponibilizou um guia de rotulagem nutricional, como um auxiliar para deixar explícito qual a quantidade ideal de cada porção.
#PositiveFood
A Savencia continuou com a abordagem #PositiveFood, campanha lançada em 2019, mostrando o comprometimento com dietas responsáveis. No final de 2021 o grupo já havia postado mais de 500 receitas nas suas principais marcas, visando uma alimentação mais saudável.
A campanha “Queijo e legumes”
A campanha de marketing “Fromage et Légumes” (tradução: queijo e legumes) continuou em 2021, principalmente no meio digital.
Como funcionava?
O drive-up do Carrefour na França ofereceu receitas ricas em vegetais para influenciar positivamente seus consumidores a comprarem mais vegetais para comer com seu queijo.
Como resultado, a Savencia conseguiu comprovar, por meio de dados, que as vendas de legumes aumentaram por conta dessa campanha.
Institutos como promotores de consumo sustentável e saúde
Em 2020 o grupo lançou o Institute for Positive Food (Tradução livre: instituto pela comida positiva), uma associação que promove a visão positiva de dietas sustentáveis. A missão do instituto é popularizar o uso de dados científicos para encorajar dietas positivas, combinadas com saúde e responsabilidade.
Em 2021, o instituto elaborou e assinou a Positive Food Charter (tradução livre: Carta para Alimentos Positivos), com o objetivo de promover alimentos saudáveis e sustentáveis. O instituto também organizou diversos Webinars e Vídeos no mesmo ano, abordando temas como o “esverdeamento de alimentos” e como facilitar a mudança de comportamento alimentar, por exemplo.
Combatendo o desperdício de alimentos
Desde 2020 a Savencia se comprometeu a reduzir a combater o desperdício de alimentos, para isso, o grupo tem algumas ações, dentre elas:
Aumentar a conscientização dos consumidores alterando embalagens como no caso das marcas St. Môret, Crème de Saint Agur e RichesMonts (que também oferece receitas em seu website) ou por meio de postagens em redes sociais como a marca P’tit Louis, por exemplo.
Encorajando doações para combater a insegurança alimentar
A Savencia é comprometida em lutar contra o desperdício alimentar como foi visto em algumas de suas ações anteriormente. Não só isso, ela também é comprometida em ajudar quem não tem acesso a produtos de qualidade, para isso, contem com diversas campanhas de doações.
O grupo firmou parceria com uma plataforma que permite que os consumidores possam apoiar causas em ir à loja. O doador pode escolher uma gama de produtos e presentear o beneficiário, o mais incrível é que a Savencia se comprometeu a dobrar as doações dos clientes no período da campanha.
O grupo também fez um workshop de culinária digital para os bank facilitators, que trouxe receitas econômicas e simples usando produtos do dia a dia. O objetivo era compartilhar métodos de culinária para preservar a qualidade dos ingredientes e economizar água.
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Referências: