Igualdade de género é regra para grandes empresas

A luta pela igualdade de gênero, diferente do que muitos pensam, é pauta da sustentabilidade e está presente na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5.  

As mulheres preenchem mais de 50% da população mundial e ainda não têm igualdade plena de salários, direitos e sofrem com a desigualdade em geral. Se não lutarmos para combater esses fatores, dificilmente chegaremos à sustentabilidade. Por esse motivo, precisamos de iniciativas individuais e de grandes empresas, visando o mesmo objetivo: a igualdade de gênero.

Como grandes empresas podem agir em prol da igualdade de gênero?

Além das ações e projetos, que são extremamente importantes, a empresa deve considerar mudanças em sua estrutura. A Renner, como uma das líderes de vestuário no Brasil, sabe da importância de ter uma empresa diversa e igualitária. Por isso, ela está construindo uma cultura de equidade, sua meta para 2030 é contar com 55% dos cargos de alta liderança sendo ocupados por mulheres. 

Para isso, a empresa já age de diversas formas, sendo signatários dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres. Este é um importante documento que visa empoderar mulheres para construir economias fortes e estabelecer sociedades mais justas, além de reforçar documentos importantíssimos de direitos humanos e trabalhistas.

No seu relatório anual, a empresa compartilhou que sua estrutura é composta por 64% de mulheres há alguns anos. Do ponto de vista externo, a Renner entende que pode ajudar e muito para contribuir para a igualdade de gênero. Por meio do movimento “Todas Avançam Juntas”, a empresa conscientiza e engaja seus clientes em causas de empoderamento. Ela também criou o projeto de empreendedorismo de mulheres na cadeia da moda.

Mulheres no ecossistema da moda

A iniciativa visa apoiar projetos de mulheres empreendedoras e que beneficiem mulheres de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Alguns dos projetos apoiados em 2021 foram: 

Tecendo Sonhos, um projeto de desenvolvimento profissional por meio de mentorias e oficinas na áreas de logística, comercialização, financeiro e desenvolvimento humano, para migrantes; 

Mestras do Barro, projeto de geração de renda para artesãs de comunidades; 

Empoderando refugiadas, projeto iniciado em 2016 que faz a capacitação de refugiadas para o mercado de trabalho. Cerca de 100 delas foram contratadas pela Lojas Renner S.A.

Libertees, projeto social de Belo Horizonte que proporciona a oportunidade de ressignificar sua trajetória, destinado às mulheres em privação de liberdade. 

Estes são alguns dos projetos apoiados pela empresa em 2021, para conferir na íntegra, acesse o relatório anual da empresa.

Desenvolvimento de lideranças femininas: uma forma de estimular o ambiente comunitário

A Renner ainda conta com mais uma iniciativa focada para o desenvolvimento de lideranças femininas, são os projetos “Elas Avançam” e “Aprendiz Re”. 

Elas Avançam lançou sua página de inscrições em 2021; o objetivo é o empoderamento de lideranças e o fomento ao esporte. O projeto já conta com o seu primeiro case de sucesso: “Floripa Apps”, aplicativo que oferece capacitações online em tecnologia para alunas da rede pública.

Aprendiz Re é um projeto que traz formação para acelerar o desenvolvimento de jovens na sustentabilidade, os temas abordados são: circularidade, diversidade, sustentabilidade e impacto social. O projeto ainda conta com voluntários da própria empresa.

Não para por aí: conheça uma ação de engajamento na causa

A Renner busca o engajamento de clientes, colaboradores e da sociedade em geral para as causas que ela abraça. Apenas em 2021, a empresa declara que o movimento “Todas Avançam Juntas” arrecadou quase R$ 5 milhões e envolveu parcerias da empresa, como a Youcom e a Camicado. Depois do sucesso desse projeto, a Renner resolveu criar ações de incentivo à doações. Com isso, o troco “Uma Empodera Muitas” foi criado nas lojas físicas da Renner e da Ashua no Brasil. O consumidor tem a opção de doar o restante do troco (em dinheiro) para a causa. 

A Renner, assim como outras grandes empresas, está tomando as devidas ações em busca de um mundo mais igualitário e sustentável. O que você acha que poderia ser feito em uma empresa de pequeno a médio porte? 

Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 5, igualdade de gênero, feminismo, mulheres líderes, Renner, relatório de sustentabilidade.

Texto baseado no relatório anual 2021 da Renne e nos dados da ONU mulher

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG