Ações contra as mudanças climáticas são importantes para garantir a sustentabilidade de um mundo para as próximas gerações. A iniciativa de grandes empresas é extremamente importante para garantir o cumprimento da Agenda 2030. Você sabe como uma rede de fast food pode agir contra a mudança climática? Então vem com a gente!
Pegada do grupo e metas
A Zamp é uma operadora de restaurantes que acredita em comidas autênticas, contando com as marcas Burguer King e Popeyes. O grupo apresenta algumas metas para diminuir sua pegada, considerando os impactos diretos e indiretos de suas operações. Com uma visão focada na diminuição da geração de resíduos, o grupo apresenta as seguintes metas:
- Eliminar o fornecimento de plásticos para os consumidores até 2025;
- Reciclar 100% de papelão de seus restaurantes de rua até 2023;
- Garantir a utilização de ovos cage free (criação de galinhas livres) até 2025;
- 100% das unidades produtoras de aves para produtos certificados quanto ao bem-estar animal até 2025;
- Garantir que 100% dos novos equipamentos ou substituições utilizam tecnologias ecologicamente eficientes até 2025;
- Reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na Companhia até 2030.
Redução de geração de resíduos por uma pegada menor
O principal pilar para diminuir a pegada do grupo é investir na diminuição da geração de resíduos (ODS 12). Como grandes geradores de resíduos (mais de 200 litros de resíduos por dia), a Zamp tem algumas iniciativas para diminuir sua pegada (ODS 13). São elas:
Embalagens: a empresa opta por opções sem isopor, com selo que garante a origem da madeira utilizada e com sua parceria com a BO Packing, os copos utilizados são destinados corretamente. Além disso, a empresa fez algumas modificações na produção para permitir a reciclagem. No mesmo sentido, os copos de polipapel não acompanham tapas, a não ser que a refeição seja para viagem e os canudos são biodegradáveis. Como resultado, em 2021, o grupo destinou mais de 262 toneladas de resíduos para reciclagem.
Aterro zero: esse projeto-piloto foi desenvolvido com objetivo de enviar aproximadamente 45 toneladas de resíduos para a compostagem, reciclagem e coprocessamento. Com isso, o grupo deixa de enviar 300 toneladas de resíduos mensalmente para aterros sanitários.
Como a gestão de resíduos pode ajudar contra a mudança climática?
Conhecer e se certificar da origem de produtos que você está consumindo é extremamente importante, além disso, cobrar esse posicionamento de empresas é uma tarefa de todos nós como consumidores.
Iniciativas como essas, implicam na diminuição do desperdício e no correto destinamento de resíduos. Segundo a UNEP, a população mundial desperdiça cerca de 1 bilhão de toneladas de alimentos todos os anos, o que implica em aproximadamente 10% das emissões de GEE. Nesse caso, a compostagem é uma ótima aliada para destinação das sobras, além de gerar fertilizante para suas plantas!
Essas ações devem ser tomadas e pensadas no individual, porém, ações de grandes grupos são muito importantes para ajudar nessa luta contra a mudança climática (ODS 13´ e disseminar conhecimento. O que você acha sobre isso?
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 13, ações climáticas, GEE, zamp, Burger King, sustentabilidade emissão de carbono, emissões de carbono, Popeyes.