De comunicação à educação: conheça a estratégia sustentável da Intelbras

Com quase 50 anos de atuação, a empresa de capital aberto Intelbras Itec. vem desenvolvendo inovação e tecnologia para a comunicação desde o começo. Com a recente abertura de capital na B3, na seleção de Novo Mercado, a companhia tem, hoje, um aporte de capital de 700 milhões de reais. Desde então, para se manter no mercado de capital aberto, a companhia aposta no ESG. 

A título de informação, a estratégia “Environmental, Social and Governance (ESG), ou em português “Ambiental, Social e Governança”  (ASG)  é uma das formas mais seguras e normalmente utilizada pelas empresas de capital aberto para garantir padrões de qualidade e redução de risco nas três áreas da sustentabilidade corporativa. 

Por isso, na segunda edição do seu relatório de ESG (2021), a Intelbras Itec., que está em 98% dos municípios brasileiros e conta com 150 mil pontos de venda, traz a sua estratégia sustentável em benefício da companhia como um todo. Além disso, tendo em vista a sua amplitude nacional, a empresa se preocupa em promover iniciativas de impacto social que vale a pena serem conferidas. 

Estratégia ESG alinhado com os ODS da Agenda 2030

A Intelbras promove ações de cunho educacional atreladas à Agenda 2030 e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 “educação de qualidade”, assim como atrela aos outros ODS, os demais eixos sustentáveis da sua estratégia. Dentre tantos pontos interessantes do seu ESG, o que mais salta aos olhos é o eixo educacional.

Saindo da zona de conforto do seu core business, a Intelbras Itec. oferece a educação aos seus stakeholders, a fim de investir no desenvolvimento social e gerar renda no segmento de tecnologia no Brasil. Não só isso, a companhia fornece isso de forma gratuita e profissionalizante. Assim, ela não promove só o ODS 4, como também o ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e ODS 10 (redução das desigualdades). 

Conheça a seguir o principal programa de educação da companhia e seus eixos de atuação, o sistema de gratuidade, quantidade de pessoas beneficiadas e os cursos ofertados. Assim, pode-se conhecer um pouco sobre o impacto social positivo que ela gera no país. 

Educação é a maior inovação tecnológica em que se pode apostar

A “Academia do conhecimento Intelbras Itec.” existe há quase duas décadas. Desde então, esse programa funciona como educação e incentivo ao empreendedorismo e qualificação profissional. Ao todo, são quase mil opções de cursos gratuitos ou pagos, destinados aos colaboradores, parceiros e público em geral. Como dito, a Intelbras Itec. oferece temas de  cursos que vão além do seu core business. Como exemplo, gestão financeira, liderança e comunicação. Assim, a companhia não só oportuniza profissionalização como olha para o futuro e novas gerações. 

De certa forma, a Intelbras oferta cursos que fazem parte do seu segmento de negócio, como Segurança, Redes, Comunicação, Controle de Acesso, Energia Solar, Energia, Incêndio e Iluminação. Com isso, além de efetivar importantes ODS, a finalidade da Intelbras Itec. é também aproximar o público para o seu nicho de mercado profissionalizante e ainda, criar autoridade perante a sua concorrência. 

Academia do conhecimento em números

São cerca de 14 milhões de reais investidos na Academia do conhecimento, com quase 1 milhão de pessoas treinadas em pelo menos um dos 981 cursos oferecidos pelo Programa. Ainda, o programa conta com 117 colaboradores, sendo a maioria instrutores dos cursos ofertados. Mais que isso, a companhia fechou parceria com outras 15 instituições de ensino parceiras.

No ano de 2021, mesmo com os efeitos das pandemias, os números atenderam às expectativas depositadas no Programa. Portanto, dos 437 cursos online,  tiveram 135.456 participantes inscritos; nos 152 cursos presenciais, foram 92.284 participantes; já nos 392 cursos de curta duração, denominados “Pílulas”, obteve-se 32.494 inscritos.

A nível de estrutura, a Academia do conhecimento conta com duas sedes de treinamento físicas, uma no sul, em São José (SC) e outra no sudeste, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Ambas contam em suas instalações, auditório, estúdio de gravação, cinco laboratórios e três salas próprias. Além disso, ela tem 38 salas próprias em sedes de parceiros distribuídos pelo país.

Vale a pena conferir no mencionado relatório, todas as iniciativas e pontos estratégicos que a Intelbras Itec. vem desenvolvendo em prol da sustentabilidade interna e externa, como é o caso do programa acima. Certamente, a companhia vem chamando a atenção positiva do mercado e de seus concorrentes para causas sociais sustentáveis.

Palavras-chave:

Educação de qualidade, ODS 4, iniciativa de empresas, social, cursos, capital aberto, esg.

Texto baseado no Relatório de sustentabilidade 2021

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG