A ocupação majoritária de mulheres no setor da saúde é algo comum em diversos cargos, porém quando olhamos para cargos de maior responsabilidade, diretorias ou cargos de gestão, essa porcentagem diminui drasticamente. Por esse motivo, o protagonismo feminino como liderança é extremamente importante.
Fundada por duas mulheres, Janete Ribeiro Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984, Sabin é uma grande empresa com propósito de cuidar de pessoas. Ela conta com cerca de 7 mil colaboradores, sendo que 78,5% são do gênero feminino. Seus cargos de liderança são ocupados majoritariamente por mulheres (74,9%), enquanto a média do país é 40%.
Diversidade e inclusão fortalecem a empresa
O Sabin reforça em seu relatório de sustentabilidade de 2021 que preza por um ambiente diverso, pois isso fortalece a empresa (ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico) e potencializa a capacidade de cuidar e servir os clientes de maneira mais empática. Para isso, o grupo preza por relações transparentes, imparciais e de respeito dentro do ambiente de trabalho.
A empresa desenvolveu um manifesto de diversidade, o Programa Sabin de Diversidade e Inclusão e o Guia Sabin de Diversidade e Inclusão, que é voltado para seus colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço, com o intuito de explicar, trazer reflexão, fortalecer a empatia e reforçar o ambiente aberto ao diálogo, acolhedor e livre de preconceitos.
Além desses documentos, o Sabin disponibilizou um Canal de Ouvidoria e o Canal Amigo Oculto para denúncias. Para assegurar a equidade de gênero, a empresa monitora o salário de mulheres e homens para fazer ajustes quando necessário (ODS 5 – igualdade de gênero).
A saúde da mulher também é importante para Sabin
No ano de 2021, o grupo teve alguns destaques para projetos destinados à saúde (ODS 3 – saúde e bem-estar) da mulher. Em março houve a idealização do Movimento “Coração de Mulher”, em parceria com o Grupo Fleury. O objetivo do programa é trazer consciência sobre doenças cardiovasculares, prevenção e um estilo de vida mais saudável. Lídia Abdalla, executiva do grupo Sabin, destaca em entrevista que o movimento é de extrema importância diante do cenário de incertezas provocadas pela Covid-19.
Em outubro e novembro do mesmo ano, a empresa investiu na campanha Outubro Rosa, beneficiando mais de 700 mulheres de todo o país, com exames, mamografias e telemedicina. As beneficiárias da Sabin tiveram sua mamografia subsidiada e custo mínimo de coparticipação em clínicas parceiras. No ano anterior foram mais de 1600 beneficiárias do programa.
Iniciativas como a do grupo Sabin são importantes para agir em prol a uma igualdade de gênero, assim como garantir acesso à saúde e investir no crescimento econômico.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 5, igualdade de gênero, equidade de gênero, canal de denúncia, ODS 3, ODS 8, saúde da mulher.
Texto baseado no Relatório de sustentabilidade 2022