A Agenda 2030 foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ODS 7 é intitulado como “Energia Acessível e Limpa” e visa trazer acesso a uma energia de fontes sustentáveis. Por esse motivo, o engajamento de empresas do setor elétrico é de extrema importância, elas têm um papel importante no cumprimento desse ODS.
A Raízen é uma produtora de bioenergia e líder de transição energética, hoje ela conta com mais de 40 mil colaboradores e bons resultados sustentáveis. Como a incorporação de novos 9 parques de bioenergia e 10 mil colaboradores no mesmo ano, adesão ao Pacto Global da ONU e conquista do selo “Women on Board” (WOB),
Líder de transição energética
A transição energética é a substituição de fontes geradoras de energia, geralmente migrando para um processo mais limpo e sustentável. Para que a humanidade não chegue ao limite de aumento de temperatura global de 1,5oC, a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) precisa diminuir.
Além disso, a transição energética precisa se tornar realidade nas empresas e residências. É preciso depender menos de fontes de energia fósseis e superar o desafio da disponibilidade, uma vez que algumas fontes renováveis, como solar e eólica, por exemplo, dependem da incidência do sol e de ventos, respectivamente.
Com isso em vista, a Raízen trabalha há mais de uma década planejando energia do futuro com inovação e tecnologia. A intenção é promover uma matriz cada vez mais limpa e uma economia de baixo carbono.
A empresa já conta com 35 parques de energia concentrados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Demonstrando seu comprometimento com o desenvolvimento de soluções voltadas para energia, em 2022 ela aportou R$ 10 milhões na startup Tupinambá Energia.
Cana-de-açúcar dá energia
A matéria-prima da fonte de energia da Raízen é a cana-de-açúcar, uma fonte extremamente eficiente na conversão de energia solar em biomassa. Uma grande vantagem é que, por conta de suas pequenas moléculas, a cana demora menos para fermentar, levando de 7 a 11 horas, enquanto o milho usado para o mesmo propósito pode demorar até 70 horas. Outra vantagem está relacionada ao plantio, ela pode ser replantada a cada 6 anos, o que conserva o solo, já o milho deve ser replantado anualmente.
Nesse sentido, os subprodutos da cana também são valiosos e podem ser reutilizados. Assim, é possível produzir vários tipos de açúcar, como o refinado e o cristal, além do açúcar bruto, usado como matéria prima para refino e outros processos. A Raízen é a maior empresa de açúcar no mundo, foram mais de 6 milhões de toneladas produzidas entre 2021 e 2022.
A cana-de-açúcar permite à empresa oferecer diversos produtos renováveis, como biocombustíveis, biogás, biometano etc. Os resultados do ano safra 2021/2022 foram expressivos, mais de 76 milhões de toneladas de cana processada e 3,5 bilhões de litros de etanol produzido.A Raízen é uma empresa grande que foca em transição energética, suas iniciativas servem como um exemplo para outras empresas que querem se tornar mais sustentáveis.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 7, energia, fonte de energia.
Texto baseado no Relatório anual de Sustentabilidade 2021