Light: eficiência energética para alcançar a sustentabilidade

A Agenda 2030 foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas. Este documento é importante para guiar a sociedade em geral para um mundo mais sustentável frente aos desafios das mudanças climáticas. O ODS 7 é intitulado como “Energia Acessível e Limpa” e visa trazer acesso a uma energia de fontes sustentáveis de diversas maneiras. 

Trazer processos mais eficientes e sustentáveis dentro das empresas podem ter  vantagens não apenas financeiras, como também relacionadas ao comprometimento de marcas com a sustentabilidade e ser  um exemplo para outras empresas e para a sociedade.

A Light é uma empresa que atua no mercado energético há mais de 100 anos, mais especificamente no Rio de Janeiro. Atualmente são mais de 11 milhões de consumidores e 37 municípios atendidos. A missão da empresa é prover energia e serviços de qualidade e de forma sustentável (ODS 7), contribuindo para o bem-estar (ODS 3 – Saúde e bem estar) e o desenvolvimento da sociedade (ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis).

Mudanças de regulamentação e a adaptação da Light

A legislação indica que as distribuidoras precisam aplicar um valor mínimo ao Programas de Eficiência Energética (PEE), nesse caso, o valor é de 0,5% da Receita Operacional Líquida (ROL), dentro dessa porcentagem, as empresas de energia precisam investir 0,28% em projetos de eficiência energética. Porém, no ano de 2021, houve uma mudança na regulamentação, esse valor era 0,4% do investimento (agora 0,28%). Essa redução implicou em rever a estratégia da empresa e revisar o edital da sétima Chamada Pública de Projetos da . 

Com essas modificações, a Light já fez seu planejamento a médio e longo prazo de seus investimentos próprios e dos alocados no PEE. Considerando as alterações que a empresa teve de se adequar em 2021, os resultados foram bons. A Light teve uma economia de energia de mais de 7 GWh/ano e uma redução na demanda na ponta de mais de 1,54 MW. 

Mudança de hábitos

Os projetos desenvolvidos pela Light, previam melhorias no relacionamento com clientes de baixa renda. A empresa investiu também na substituição de equipamentos para mais eficientes e em atividades educativas sobre consumo consciente de energia para a comunidade. Nessas aulas, os moradores da área foram incentivados a mudarem os hábitos de consumo energético.

A Light sabe da importância da conscientização da população para alcançar um mundo melhor. Essas ações desenvolvidas em conjunto com a comunidade reforçam a importância de um uso mais eficiente e sustentável da energia. Além de mostrar a importância em solidificar a relação com a comunidade, visto que, são aliados nesse processo.

As ações de uma empresa de energia com grande influência como a Light, trazem um ótimo exemplo para a comunidade e outras empresas de diversos setores. A conscientização da comunidade também é uma parte importante de todo esse processo, esperamos ver mais ações como essa.

Palavras-chave: ODS 7, energia renovável, energia, conscientização, sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, tecnologia, ODS 3, ODS 11.

Texto baseado no Relatório anual integrado de Sustentabilidade 2021

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas