Empresa coreana tem iniciativas voltadas à preservação dos mares e oceanos, confira

No ano de 2022 foi aniversário de 50 anos de operação do grupo Hyundai Heavy Industries (HHI). Como holding intermediária da HHI, a Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (KSOE) foi fundada em 1973 e não hesitou em inovar e desafiar-se desde o início. 

Hoje a KSOE conta com mais de 650 colaboradores e com recursos de P&D e engenharia de alto nível, é uma líder no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e parceiro chave na promoção da sustentabilidade do grupo. Analisando o seu relatório integrado de 2021, é possível observar uma forte correlação de sua estratégia​​ com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em especial o ODS 14 (vida na água).

A proteção do grande azul como prioridade

É fato que a maneira insustentável que estamos lidando com os recursos naturais trará impactos negativos a curto prazo. Quando olhamos para os mares e oceanos, não vemos apenas uma imensidão azul, mas uma garantia de alimentação, um meio de transporte etc.. Por isso, é imprescindível garantir a proteção desses ecossistemas. 

Para tanto, a KSOE tem metas claras de ação no ODS 14, são eles: 

  • Prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, em particular de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e poluição de nutrientes. (Meta 14.1)
  • Gerenciar e proteger de forma sustentável os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar adversos significativos impactos, inclusive fortalecendo sua resiliência, e tomar medidas para sua restauração, a fim de alcançar oceanos saudáveis e produtivos (Meta 14.2).
  • ̇Tomar medidas para restaurar o mar para fazer um oceano saudável e produtivo (meta 14.2).

O trampolim para embarcações sustentáveis 

A KSOE, como comprometida com a sustentabilidade, está agindo em conjunto com parcerios para desenvolver uma ampla gama de tecnologias para o futuro. Dentre essas tecnologias está o ecológico navio LNG DF, o mais comercializado do mercado. O objetivo da empresa é atender às diversas necessidades do mercado e ser um provedor “geral” para todas as demandas de uma empresa. Para isso, é preciso investir na diversificação do portfólio e de embarcações verdes.

Para garantir um oceano limpo, a empresa está investindo em embarcações que operam com combustíveis mais sustentáveis, ou seja, de baixo ou zero carbono, como é o exemplo da amônia, metanol e hidrogênio. Portanto, não é tão simples assim, na prática alguns problemas não são resolvidos. Por isso, a empresa está usando o navio LNG DF como um intermediário para chegar no desenvolvimento da embarcação de baixo carbono.

O navio LNG DF como opção a curto prazo

No momento, o LNG não é 100% sustentável, ele atua a base de combustíveis fósseis, mas o seu diferencial está na redução de óxidos de enxofre em 99%, óxidos de nitrogênio em 90% e o CO2 em 30% em comparação com um combustível tradicional para navios. 

Mesmo emitindo menos poluentes, a embarcação conta com o problema de “deslize de metano”, o que não é queimado totalmente no motor do navio. Essa prática acelera o aquecimento global e, para lidar com isso, a KSOE estimula o desenvolvimento de tecnologias que reduzem esse problema. 

Considerando o tempo cada vez menor para agir em prol da sustentabilidade, bem como  desenvolver tecnologias para isso, o LNG ainda acaba sendo a melhor opção, pois responde rapidamente aos regulamentos marítimos mais rigorosos. Levando tudo isso em consideração, é possível observar que a KSOE está se esforçando para diminuir seus impactos nos oceanos, ao desenvolver novas tecnologias e se diferenciar no mercado. 

Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 14, Porto de Santos, SPA, gestão de resíduos, gestão de efluentes.

Texto baseado no INTEGRATED REPORT 2021

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG