A P&G é uma empresa centenária que conta com marcas como: Pampers, Always, Tide, Gillette, Pantene, dentre outras. Assim como muitas outras grandes empresas, ela investe em ESG (Environmental, Social and Governance) para agir efetivamente na cidadania. Com isso, ela tem 4 pilares principais: impacto na comunidade, equidade e inclusão, sustentabilidade ambiental e responsabilidade ética e corporativa.
Uma estratégia ESG inteligente geralmente está correlacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Isso porque, dessa forma, é possível trazer uma proposta sustentável dentro das metas pré definidas já pré-definidas pela agenda.
Ao colocar em pauta o ODS n. 16 (Paz, Justiça e instituições eficazes), estamos falando de redução de violência, abuso e garantia de justiça para todos. Porém, para isso, precisamos da ajuda de grandes empresas e instituições eficazes que estejam pensando nisso. Confira como a P&G está agindo em relação a esse ODS:
Impacto na comunidade
Em 2021 tivemos muitos eventos que afetaram as comunidades e nos ajudaram a perceber o que realmente importa. Nesse sentido, o papel da P&G não foi apenas servir seus clientes e consumidores com seus produtos de higiene, como também ser uma força nesses momentos de crise e promover ajuda humanitária.
Assim, a P&G desenvolveu a ação “Atos do Bem” nas comunidades. Iniciativa que visa mostrar quem é a empresa e ajudar as comunidades a tornar suas vidas um pouco melhores com as seguintes ações: trabalhar com parceiros para promover água limpa; cuidar de vizinhos após um desastre; doar produtos e dinheiro em momentos de necessidade; trabalhar com as suas marcas para fazer a diferença.
Apoio em Desastres Naturais
Além dessas iniciativas, durante os anos de 2020 e 2021, a P&G atuou ajudando em 30 emergências ao redor do mundo. Suas ações incluíram:
- Lavar roupas gratuitamente se houver circunstâncias que impeçam essa tarefa, como: chão inundado, tornados, furacões ou até a chegada de um clima de inverno severo e inesperado;
- Promover água limpa e produtos para os impactados por furacão na América Central;
- Parceria com “Matthew 25” para promover esforços de recuperação e assistência para a ilha de St. Vicent, vítima de erupção de um vulcão;
- Ajudando famílias que saíram de suas casas por conta do tufão nas Filipinas.
- Oferecendo produtos e serviços de lavanderia para os impactados pelo terremoto na Turquia;
- Doação de mais de 1.2 milhões de litros de água para ajudar nos impactados pelo ciclone que atingiu o Vietnã central.
A doação de produtos, assim como a ajuda humanitária para refugiados de guerra e climáticos, promove a paz entre comunidades. O papel da P&G é de extrema importância para ajudar essas pessoas, bem como, servir de exemplo para outras grandes empresas. E você? O que acharam dessas ações?
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 16, P&G, paz, justiça, instituições eficazes, refugiados, refugiados climáticos.
Texto baseado no Relatório de cidadania Corporativa 2021