A Ikea é uma empresa fundada em 1958 que vende seus mais de 9 mil produtos em diversos países. Assim como muitas outras grandes empresas, ela investe na sustentabilidade em seus processos. Com isso, ela baseia o seu relatório de sustentabilidade (FY22) nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Ao colocar em pauta o ODS n. 16 (Paz, Justiça e instituições eficazes), estamos falando de redução de violência, abuso e garantia de justiça para todos. Porém, outro tema relacionado é a questão de instituições eficazes e corrupção. Assim como declara sua meta 16.5: “Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas.” No mesmo sentido, sua meta 16.6: “Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.”
Estratégia de sustentabilidade
A Ikea considera a sustentabilidade um pilar importante para sua estratégia. Cada setor da empresa tem seu papel e contribui para a Agenda de sustentabilidade da própria empresa. Para isso, a companhia conta com um Conselho Estratégico de Sustentabilidade que define ambições e compromissos da empresa. Esse Conselho é composto por representantes do Grupo Ikea e seu franqueados, para assim manter essa questão alinhada
Esse grupo, em conjunto com especialistas do grupo e os franqueados discutem para alinhar iniciativas estratégicas para alcançar e manter a sustentabilidade da Ikea. A gestão desse setor tem o propósito de alinhar e desenvolver ambições e relatar o desempenho. Além disso, ela faz recomendações sobre as decisões e estratégias de impacto ambiental e social, preparando essas informações. Dados para o Conselho Estratégico de Sustentabilidade.
Ética e integridade na Ikea
A Ikea faz negócios com base em sua cultura e valores, que transparecem em ações, decisões e comportamentos. A questão comportamental impacta a forma que. Empresa interage com parceiros e clientes. Da mesma forma, todas as ações tomadas cobrem diversos tópicos, isto inclui a ética dentro dos negócios.
No momento, a empresa está revisando seu código de conduta, lançado em 2016 e apresentará a nova versão no relatório “AF23”. O objetivo dessa ação é promover um local de trabalho ético e com mais diálogos sobre o tema. Com isso, o novo documento contará com uma comunicação mais ampla sobre ética.
Visando disseminar o conhecimento, a empresa investiu em oficinas, que também serão redesenhadas. É o caso da oficina “Introdução ao Código de Conduta do Grupo Inter IKEA” revisada para alcançar novas pessoas no ambiente de trabalho. A companhia também realizou uma nova versão do curso online “Refresher para o Código do Grupo Inter IKEA De Conduta”, curso presente há mais de 2 anos no currículo.
Cada opinião importa
Para a Ikea, que tem diversidade e inclusão como um de seus pilares, cada opinião é importante. Assim, todos são encorajados a apresentar qualquer preocupação. Para isso, o grupo oferece opções distintas para trazer essas questões, seja por meio da cultura de feedback, falando diretamente com o gerente ou um colega de Pessoas e Cultura ou por meio da plataforma “Raise a Concern”.
Grande parte das preocupações relatadas em 2022 foi relatada nas operações de fornecimento. A maioria dos casos dizia respeito a assuntos relacionados com RH ou ética nos negócios, por exemplo assédio, conflito de interesses e suborno. Apenas cerca de metade das denúncias foram consideradas fundamentadas.
A plataforma foi lançada em 2022, mas em 2023 terá uma nova versão com atividades de comunicação aprimoradas para aumentar a conscientização sobre como e onde levantar preocupações dentro do grupo IKEA. Neste ano também será disponibilizado um plano de treinamento personalizado para as pessoas que estão envolvidas no tratamento de preocupações/ denúncias.
Vale a pena ler o Relatório de Sustentabilidade (FY22) da IKEA para conferir suas ações para ser uma empresa mais sustentável. Em relação ao ODS 16, a empresa claramente está empenhada em trazer a paz e ser uma instituição eficaz e transparente.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 16, Ikea, paz, justiça, instituições eficazes, transparência.
Texto baseado no Sustainability Report 2022