Australiana Sundrop Farm usa água do mar e energia solar

A Sundrop Farm, localizada em Port Augusta, no Sul da Austrália, tem sido considerada como o estado da arte no campo das fazendas hidropônicas.

A unidade é uma grande produtora de frutas e vegetais em pleno deserto australiano, sem fazer uso dos lençóis freáticos, solo, pesticidas ou combustíveis fósseis no cultivo.

Ela utiliza a água do mar após um processo de dessalinização baseado em energia solar. O resultado é uma água doce e destilada sem a necessidade de tratamento químico.

A Sundrop Farm já produz 18 mil toneladas de tomates por ano, equivalentes a 15% de toda a produção australiana do fruto.

O sistema agrícola foi desenvolvido para criar e controlar um ambiente otimizado que consegue produzir ao longo do ano.

O controle do clima e da irrigação dentro das estufas assegura que as frutas e vegetais recebam os níveis necessários de nutrientes, luz, água, temperatura e dióxido de carbono para florescer.

Segundo especialistas, também melhora o sabor dos frutos.

A fazenda usa painéis solares para dessalinizar a água do mar e consegue processar mais de 1 milhão de litros de água por dia.

A Sundrop bombeia a água nos arredores do Golfo Spencer, que é então dessalinizada numa usina térmica movida por energia solar.

Depois disso, fertilizantes de fontes sustentáveis e micronutrientes são adicionados à água. Essa mistura rica em nutrientes hidrata as plantações de tomates, que crescem em cascas de coco ao invés do solo.

A casca de coco, que é um fonte renovável também ajuda no crescimento das raízes devido aos seus hormônios naturais.

A unidade da Sundrop Farm está equipada com 23 mil espelhos, que geram energia ao refletir a luz do sol. Ela pode produzir perto de 39 MW de eletricidade, mais do que suficientes para suprir o consumo da unidade de dessalinização e de todo o restante da unidade.

O calor e a água excedentes são armazenados para uso posterior, se necessário.

O uso de pesticidas não é necessário para eliminar insetos durante o bombeamento da água do mar porque a alta concentração de sal já serve como repelente natural.

Segundo especialistas, a experiência da fazenda hidropônica australiana baseada em dessalinização é ideal para locais onde não há água potável, para terras inóspitas ou em climas desfavoráveis.

Esse conteúdo foi divulgado originalmente em: Linkedin e em Sundropfarm 

Imagem meramente ilustrativa

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG