O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) foi fundado em 1962 e desde essa época já atuava buscando atenuar desigualdades regionais por meio da alocação inteligente de recursos. Com mais de 3 mil colaboradores, o BDMG é uma empresa comprometida para contribuir com a Agenda 2030 da ONU, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com isso em vista, a empresa está agindo diretamente sobre vários ODS, em especial o ODS 8 de Trabalho Digno e Crescimento Econômico. Confira abaixo as ações da empresa que contribuem com esse ODS.
Cada um é protagonista do seu desenvolvimento
O BDMG conta com colaboradores qualificados e engajados na busca de soluções para o desenvolvimento do estado, o foco nesse sentido, é a evolução contínua das pessoas e do Banco. O desenvolvimento contínuo teve que, assim como muitas coisas, se adaptar à pandemia. Uma estratégia importante para manter colaboradores sempre se aperfeiçoando e melhorando profissionalmente e profissionalmente.
Assim, para manter os colaboradores engajados, a empresa passou a enviar Newsletter com cursos e conteúdos selecionados e visando o aperfeiçoamento contínuo do capital intelectual das equipes. Como resultado, foram mais de 50 conteúdos compartilhados. Além disso, no ano de 2020, o Banco investiu mais de R $190 mil em congressos, seminários e cursos diversos.
Estágio: a ponte para o mercado de trabalho.
O BDMG conta com o Programa de Estágio com o intuito de integrar o Banco e instituições de ensino, incentivando o trabalho em equipe. O programa permite que alunos de diversos cursos de nível superior possam experienciar esse ambiente. Em 2020, foram mais de 100 estagiários em diversas áreas da empresa.
Há uma boa notícia para quem ainda não atingiu o nível superior. O Banco desenvolveu o programa de Aprendizagem, que traz jovens na categoria de Menor Aprendiz a vivenciarem o ambiente de trabalho. O foco é o desenvolvimento pessoal e profissional do adolescente, quebrando o gelo na entrada do mercado de trabalho e facilitando esse processo.
Benefícios que fazem a diferença
O Banco oferece benefícios aos colaboradores para ter um ambiente mais leve de trabalho. São eles:
- Previdência privada: uma segurança do complemento da aposentadoria.
- Médicos do trabalho: o Banco oferece o serviço de Medicina do Trabalho em suas dependências.
- Plano de Saúde: disponibilizando cobertura odontológica, ambulatorial e hospitalar, bem como, para seus dependentes.
- Licença-maternidade e paternidade estendidas: oferecendo extensão em 60 dias para licença maternidade e 15 dias para paternidade.
Trazer esse tipo de iniciativa, torna o ambiente de trabalho um lugar melhor para seus colaboradores e, por consequência, uma empresa mais eficiente e lucrativa, vez que os produtos são entregues com qualidade, fruto de pessoas realizadas com seu trabalho.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 8, ODS 3, BDMG.
Texto baseado no Relatório Sustentabilidade 2020 BDMG