A Bidcorp é um grupo global que conta com várias marcas, dentre elas, a que tem maior destaque de atuação no Brasil é a Irmãos Avelino. Um de seus pilares é a inovação e como isso está atrelado com a eficiência energética. Como uma empresa preocupada com seus impactos, desenvolve algumas iniciativas e as descreve em seu relatório de sustentabilidade anual. Confira algumas delas abaixo.
Sustentabilidade?
No seu relatório de sustentabilidade de 2022 a Bidcorp relata algumas implementações bem-sucedidas. Suas novas construções verdes incluíram Geelong na Austrália e em Izmir na Turquia. Já para as filiais de Paulínia e Carapicuíba, as operações no Brasil mudaram para um fornecedor independente de energia limpa (Vektor energy), em dezembro de 2021. A quantidade de emissões ligadas a este fornecedor é metade da média nacional.
Transição de energia para eficiência econômica
Na Alemanha, o grupo investiu em energia a vapor, o novo depósito em Bergkirchen já usa essa energia para aquecer água e aquecer seus escritórios. As emissões de CO₂ são inferiores do que se a energia fosse fornecida pela rede nacional. O vapor é gerado por meio da queima de resíduos e, portanto, filtros especiais são usados para limitar as emissões. Além de ajudar o planeta, o custo é menor do que a eletricidade fornecida pela rede, sendo uma vantagem financeira.
Missão de sustentabilidade da Bigfood UK
A Bidfood UK se comprometeu a definir metas de redução de carbono para atingir sua meta net zero em 2045. Este compromisso, alinhado à Science Based Targets Initiative, apoia os clientes deles com as próprias ambições net zero. Segundo a empresa:
“Vamos aumentar as credenciais de sustentabilidade da nossa gama de produtos, com foco particular em plásticos, óleo de palma, pesca sustentável e escravidão moderna. Atendemos às necessidades diversas e cada vez maiores de produtos que oferecerão critérios nutricionais e dietéticos/alérgenos aprimorados e faremos nossa parte para ajudar a combater a obesidade.”
A abordagem da Bidcorp é atualizar e fazer a manutenção das instalações para aumentar a sua eficiência, como também reduzir a pegada de carbono. Para isso, a empresa investe em tecnologias mais verdes e sustentáveis. Um exemplo é a instalação de energia solar nas suas sedes, o que está ajudando a empresa a caminhar para a sustentabilidade. Outro exemplo de seu investimento eficiente é a sua meta de reduzir as emissões de gases de refrigeração.
Por fim, temos um bom exemplo de iniciativas que podem ser tomadas visando a sustentabilidade, o que você acha disso?
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 7, ODS 13, energia, energia solar, net zero.
Texto baseado no Sustainability Report 2022