Como a indústria automobilística pode ser sustentável?

Ao colocar em pauta o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n. 17 “parcerias e meios de implementação”, estamos falando de parcerias inteligentes que fortalecem recursos internos e atividades internacionais aos países em desenvolvimento. Com isso, as grandes empresas têm um importante papel para disseminar ações em prol desse ODS.

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é uma empresa global, com aproximadamente 192 mil colaboradores e que provê mobilidade e segurança para mais de 130 países. Com tamanho protagonismo, a empresa claramente entende a importância de parcerias para conseguir alcançar seus objetivos. Confira a seguir como ela atua e promove o ODS 17.

Engajando stakeholders

Para determinar o que é material para a empresa, ela precisa constantemente estar analisando as necessidades de seus stakeholders. Estes variam desde funcionários, clientes, fornecedores, revendedores, instituições, investidores, sindicatos, associações e comunidades locais. A importância desse processo é que assim, é possível identificar os riscos e oportunidades e a melhor forma de agir. 

Para isso, a FCA desenvolve pesquisas e atividades anuais para envolver os stakeholders em temas de sustentabilidade, sempre trabalhando para deixar o diálogo mais inovador. Além disso, a empresa trabalha com assuntos relevantes e que variam de cada localidade que ela opera.

A Fiat também investe em eventos online (ao vivo) e presenciais todo ano para alcançar cada vez mais stakeholders. Ainda, ela trabalha com representantes da FCA que ajudam a entender efetivamente a materialidade e tópicos relevantes a serem explorados. Confira a seguir um pouco de seus projetos: 

Engajando colaboradores

Sabendo da importância dos seus colaboradores e seus esforços para a sustentabilidade, eles se tornam foco de ações para engajamento. Com isso, a intenção da FCA é: comunicar sobre a importância do fortalecimento da sustentabilidade realizado por ele e mapear com eles as áreas de melhoria.

Visando falar sobre proteção ambiental, 100 colaboradores da FCA compareceram no evento especial do Dia Mundial do Meio Ambiente na Itália. A intenção era promover a biodiversidade e incentivar o diálogo sobre a sustentabilidade. Esses funcionários fizeram uma visita ao Parque La Mandria, onde o evento foi realizado. Uma curiosidade interessante é que esse parque tem capacidade de absorver até 220 toneladas de CO2 por ano, além de abrigar uma usina elétrica nos seus 158 hectares.

A empresa também conta com suas equipes regionais de sustentabilidade, elas trabalham com funcionários selecionados para fortalecer a experiência interna e ajudar a coordenar iniciativas. Além disso, a FCA conta com “redes” que existem em cada região de operação e que apoiam as equipes na comunicação, planejamento e relatórios.

Conscientização de funcionários

A Fiat investe em programas que ajudam a conscientizar seus colaboradores. É o caso do “Sustainability Boulevard”, uma plataforma virtual que envolve e engaja os colaboradores testando seus conhecimentos sobre sustentabilidade. O “We Care. We Act” [Nós ligamos. Nós agimos] é uma campanha que foi lançada em 2019 para informar os funcionários sobre comportamentos sustentáveis. 

A campanha contou com vários vídeos que mostravam práticas sustentáveis para o trabalho e para a rotina em suas casas. Além disso, ajudou os colaboradores a compartilharem suas sugestões online com os colegas de trabalho. 

Ao garantir parcerias fortes, diversos projetos e iniciativas podem sair do papel, por exemplo a mudança de hábitos para um estilo de vida mais sustentável. Além disso, pode até mesmo, engajar em pautas climáticas, questões de gênero e desigualdades que são Objetivos da Agenda 2030.

Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 17, fiat, parcerias, instituições eficazes, transparência, engajamento, stakeholders.

Texto baseado no Sustainability 2019

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail