Ao colocar em pauta o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n. 17 “parcerias e meios de implementação”, estamos falando de parcerias inteligentes que fortalecem recursos internos e atividades internacionais aos países em desenvolvimento. Com isso, as grandes empresas têm um importante papel para disseminar ações em prol desse ODS.
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é uma empresa global, com aproximadamente 192 mil colaboradores e que provê mobilidade e segurança para mais de 130 países. Com tamanho protagonismo, a empresa claramente entende a importância de parcerias para conseguir alcançar seus objetivos. Confira a seguir como ela atua e promove o ODS 17.
Engajando stakeholders
Para determinar o que é material para a empresa, ela precisa constantemente estar analisando as necessidades de seus stakeholders. Estes variam desde funcionários, clientes, fornecedores, revendedores, instituições, investidores, sindicatos, associações e comunidades locais. A importância desse processo é que assim, é possível identificar os riscos e oportunidades e a melhor forma de agir.
Para isso, a FCA desenvolve pesquisas e atividades anuais para envolver os stakeholders em temas de sustentabilidade, sempre trabalhando para deixar o diálogo mais inovador. Além disso, a empresa trabalha com assuntos relevantes e que variam de cada localidade que ela opera.
A Fiat também investe em eventos online (ao vivo) e presenciais todo ano para alcançar cada vez mais stakeholders. Ainda, ela trabalha com representantes da FCA que ajudam a entender efetivamente a materialidade e tópicos relevantes a serem explorados. Confira a seguir um pouco de seus projetos:
Engajando colaboradores
Sabendo da importância dos seus colaboradores e seus esforços para a sustentabilidade, eles se tornam foco de ações para engajamento. Com isso, a intenção da FCA é: comunicar sobre a importância do fortalecimento da sustentabilidade realizado por ele e mapear com eles as áreas de melhoria.
Visando falar sobre proteção ambiental, 100 colaboradores da FCA compareceram no evento especial do Dia Mundial do Meio Ambiente na Itália. A intenção era promover a biodiversidade e incentivar o diálogo sobre a sustentabilidade. Esses funcionários fizeram uma visita ao Parque La Mandria, onde o evento foi realizado. Uma curiosidade interessante é que esse parque tem capacidade de absorver até 220 toneladas de CO2 por ano, além de abrigar uma usina elétrica nos seus 158 hectares.
A empresa também conta com suas equipes regionais de sustentabilidade, elas trabalham com funcionários selecionados para fortalecer a experiência interna e ajudar a coordenar iniciativas. Além disso, a FCA conta com “redes” que existem em cada região de operação e que apoiam as equipes na comunicação, planejamento e relatórios.
Conscientização de funcionários
A Fiat investe em programas que ajudam a conscientizar seus colaboradores. É o caso do “Sustainability Boulevard”, uma plataforma virtual que envolve e engaja os colaboradores testando seus conhecimentos sobre sustentabilidade. O “We Care. We Act” [Nós ligamos. Nós agimos] é uma campanha que foi lançada em 2019 para informar os funcionários sobre comportamentos sustentáveis.
A campanha contou com vários vídeos que mostravam práticas sustentáveis para o trabalho e para a rotina em suas casas. Além disso, ajudou os colaboradores a compartilharem suas sugestões online com os colegas de trabalho.
Ao garantir parcerias fortes, diversos projetos e iniciativas podem sair do papel, por exemplo a mudança de hábitos para um estilo de vida mais sustentável. Além disso, pode até mesmo, engajar em pautas climáticas, questões de gênero e desigualdades que são Objetivos da Agenda 2030.
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Texto baseado no Sustainability 2019