O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de n. 17 “Parcerias e Meios de Implementação”, da Agenda 2030, tem o propósito de “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”. Para tanto, esse ODS conta com a colaboração e as iniciativas dos Estados, como também do setor privado.
As empresas multinacionais têm um papel importante nisso tudo. Isso porque, a dimensão do impacto que elas promovem, seja positivo ou negativo, é em escala global. Assim, tudo indica que empresas desse porte tem potencial – e interesse – em promover a sustentabilidade.
Por isso, o grupo 3M traz em sua estratégia ESG (environmental, social and governance) [ambiental, social e governança] parcerias-chave para que alcance com efetividade os seus traçados na estratégia sustentável. Confira a seguir maiores informações sobre o grupo e sua estratégia.
Parcerias em prol da sustentabilidade efetiva
A 3M e seus produtos oferecem aos seus clientes a redução do peso das linhas de energia, de forma que elas possam levar mais energia para mais pessoas; ajudam os fabricantes na produção eficiente, ao ponto que utilizam menos para conquistar mais; automatizam os dados de cuidado à saúde, entre outras soluções.
Fundada em 1902, em Minnesota, nos EUA, a companhia construiu uma trajetória de fornecimento de equipamentos e utensílios para vários setores da indústria e do mercado. Presente até nas residências, a 3M possui autoridade mundial perante seus concorrentes. Por assim dizer, o grupo tem potencial, capacidade e influência para desenvolver e executar estratégias sustentáveis.
A prova disso é a Aliança Global para Energia Sustentável que a 3M fez com cerca de 15 organizações, concessionárias e players globais nas cadeias de valor solar, fotovoltaica e eólica, bem como associações setoriais e parceiros de inovação.
As parcerias em benefício dos países asiáticos.
Assim, o grupo, que está alinhado com a agenda 2030, busca redefinir o significado de “energia sustentável” a partir da transição justa para longe dos combustíveis fósseis, garantindo que as energias renováveis sejam totalmente sustentáveis. A 3M está focada em quatro áreas principais de potencial de ganhos rápidos para a sustentabilidade do setor de energia renovável, incluindo emissões líquidas zero e pegadas de CO2, economia circular, direitos humanos e pegada hídrica.
Uma parceria importante, feita pela 3M, é a “Clean Air Asia”, uma organização não governamental internacional focada em soluções científicas de qualidade do ar em determinadas localidades na Ásia. Dessa parceria, surgiu o Programa Asia Blue Skies, que se concentrou na implementação do Plano de Ação de Ar Limpo para a cidade de Manila.
É importante acessar o relatório de sustentabilidade da empresa 3M e conhecer a fundo essas e outras iniciativas. Principalmente, como as parcerias podem levar a Agenda 2030 a um nível de efetividade global mais rápido. Posturas como a do grupo fazem toda a diferença para a sustentabilidade.
Palavras-chave: sustentabilidade, parcerias, Agenda 2030, países emergentes, clima, ODS 17.
Texto baseado no Global impact 2022