Conhecido pelas redes sociais Facebook, Whatsapp e Instagram, o grupo Meta – que era Facebook até final de 2021 – está presente no cotidiano da vida da maioria das pessoas. Assim sendo, o grupo traz como valores lições cotidianas, como: “realizar coisas maravilhosas”, “estar vivo no futuro”, “ser direto e respeitar seus colegas”.
A partir daí, a Meta constrói o seu foco estratégico em: “continuar a progredir nas principais questões sociais enfrentadas pela Internet e pela nossa empresa”; “construir novas experiências que melhorem significativamente a vida das pessoas”; “expandir o negócio apoiando milhões de pequenas empresas”; e “comunicar de forma mais transparente o que defendemos”.
A partir do seu relatório de sustentabilidade (2021), é possível identificar uma série de iniciativas do grupo distribuídas ao longo da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre elas, é interessante conferir aquelas que destacam os valores da companhia e ressaltam o seu compromisso com a Agenda.
Dá para ter paz nas redes?
De todos os ODS, o de n. 16 é um dos mais desafiadores e que requer uma estratégia mais articulada para alcançar, comparado aos demais. Intitulado como “Paz, justiça e instituições fortes”, esse Objetivo promove metas que combatam a violência e corrupção, sejam elas do tipo que forem.
Com isso em vista, a Meta promove iniciativas dentro da sua companhia para promover esse ODS. Vale lembrar, o grupo está presente em todos os continentes e em mais de 80 cidades. Portanto, promover o ODS 16 é desafiador, principalmente em meio a tantas culturas diferentes, pois requer uma estratégia afiada. Conheça um pouco a respeito.
O grupo atrela o ODS 16 ao comprometimento em respeitar os direitos humanos nas operações comerciais, desenvolvimento de produtos, políticas e programação, bem como em sair em defesa e proteção desses direitos. Assim, a sua política corporativa estabelece os padrões de direitos humanos, conforme documentado internacionalmente pelas Nações Unidas, às relações e aos produtos desenvolvidos.
Direitos humanos para quem?
Para promover a política corporativa de direitos humanos e, em outras palavras, promover o ODS 16, a Meta desenvolve uma ampla gama de ações focadas no desenvolvimento de políticas, produtos e operações em países com maior risco de direitos humanos a serem enfrentados, por questões sociais e políticas.
Para isso, o grupo tem cerca de 40 mil pessoas trabalhando em segurança e proteção. Além de que, as equipes são globais e revisam o conteúdo em mais de 20 sites no mundo, bem como, analisam o conteúdo em mais de 70 idiomas. Atualmente, o grupo está desenvolvendo um programa de treinamento em direitos humanos para todo o time promover ações em defesa dos direitos humanos.
Além disso, a Meta tem uma rotina para reportar questões críticas de direitos humanos. Em seguida, relatar publicamente como estão lidando com tais questões que abalam seus produtos, políticas ou práticas comerciais. Para aprimorar a estratégia, o grupo se envolve com a sociedade civil, ativistas, especialistas, acadêmicos e a ONU.
Essas e outras iniciativas do grupo precisam ser analisadas na íntegra. Para tanto, é indispensável conferir no seu relatório de sustentabilidade qual o planejamento estratégico da Meta em prol da Agenda 2030 e os ODS. Isso porque, pode inspirar mais empresas a construir políticas e de fato efetivá-las, tal como o grupo ao redor do mundo.
Palavras-chave: ODS 16, direitos humanos, paz, justiça e instituições seguras, iniciativa de empresas, políticas corporativas.
Texto baseado no Sustainability Report 2021