O grupo Fleury é uma empresa de saúde que presta serviços médicos e diagnósticos, ele conta com as marcas: SaúdeiD, Weinmann, Labs a+, Fleury, entre outras. Com isso, é claro o seu potencial de impactar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (saúde e bem estar) da Agenda 2030.
Além disso, o grupo investe em inovação e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) como seu pilar e diferencial competitivo para construir o futuro da medicina e da saúde. O desenvolvimento de novos produtos ao longo dos anos garantiu pioneirismo da empresa em testes e serviços da saúde, contribuindo para o aprimoramento dos profissionais e entrega de produtos mais completos. Confira algumas iniciativas presentes no Relatório de Sustentabilidade (2021) da empresa.
Saúde iD
A Saúde iD é uma das linhas do grupo e consiste em tornar a empresa cada vez mais digital e voltada para o cuidado integrado da saúde dos clientes. No seu primeiro ano de atuação a plataforma contabilizou mais de 800 mil teleconsultas médicas. A iniciativa foi lançada ainda em 2020 e atua nas linhas: Marketplace, Soluções Corporativas e Soluções para médicos.
Marketplace: plataforma para oferecer os serviços de teleconsultas, exames e cirurgias. Com ajuda de parceiros consegue garantir maior aderência. Em 2021, já eram 9 parceiros e 20 em negociação;
Soluções Corporativas: venda de teleconsultas de forma digital ou presencial para colaboradores e clientes de empresas. O resultado de 2021 foi de mais de 20 clientes com CNPJ;
Soluções para médicos: por meio do ConsultórioID, a empresa permite que mais de 5 mil médicos ofereçam suas consultas.
Essa plataforma, segundo o relatório da empresa, foi desenvolvida pensando principalmente nas classes C, D e E. Pois são pessoas com menor acesso a serviços de qualidade. Com isso, a Saúde iD oferece consultas, exames e cirurgias a preços mais acessíveis.
Esse ponto influencia diretamente na meta 3.8 do ODS: “Atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos.”
Inovações relacionadas a ESG
Afirmando seu compromisso com a sustentabilidade, além de unir a inovação (ODS 9 – indústria, inovação e infraestrutura) e a saúde (ODS 3), a Fleury busca inovações em processos, produtos e serviços continuamente, visando uma atuação mais sustentável.
Um exemplo disso, é que em 2021, a empresa redesenhou o processo de testagem da sua vitamina C – produto de alta demanda – o que permitiu otimização do tempo de realização dos testes, aumento da capacidade de produção, ganho de agilidade na liberação do resultado e o principal, redução de insumos e da geração de resíduos.
A genômica e a inovação na saúde
Outra frente de atuação do grupo é a genômica por meio da empresa Sommos DNA. Os testes simples e práticos realizados com uma amostra de saliva permitem identificar a predisposição a doenças hereditárias. A análise avalia genes ligados ao câncer hereditário e a doenças do coração. Isso permite um maior entendimento do corpo e da saúde.
Esse tema ainda é muito novo na ciência mas já vem demonstrado bons resultados, além de ser algo que veremos muito pela frente. Com isso, o grupo Fleury trouxe dados sobre suas pesquisas em geral. Apenas no ano de 2021 ele lançou 269 novos produtos, publicou 73 artigos, atendeu 84 mil pacientes com esses novos produtos e lançou 45 novos produtos para medicina de precisão.
As práticas do grupo giram em torno da inovação, principalmente para P&D. Seus projetos de inovação trouxeram benefícios não só para a saúde como um todo, como para os negócios, reduzindo custos e pela possibilidade de trazer impactos positivos para os colaboradores e clientes.
Essas ações estão alinhadas com o ODS 9, especificamente sua meta 9.5: “Fortalecer a pesquisa científica, melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais … incentivando a inovação e aumentando o número de trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento por milhão de pessoas…”
Iniciativas para desenhar processos mais inteligentes são relevantes para melhorar a agilidade e reduzir o uso de insumos e geração de resíduos, o que está diretamente ligado com a sustentabilidade. Da mesma forma, inovar na saúde significa não só trazer produtos diferentes no mercado, como também, produtos mais inteligentes e sustentáveis e que possam aumentar o acesso da população mais vulnerável. Com isso em vista, o Grupo Fleury está indo pelo caminho certo.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 3, ODS 8, ODS 9, Fleury, Farmacêutica, grupo fleury.
Texto baseado no Relatório de sustentabilidade 2021