Conheça como Seattle faz a gestão de água na bacia do Rio Cedar

Propriedade da cidade de Seattle, o Rio Cedar necessita de uma administração cuidadosa para garantir tanto o fornecimento de água potável para a população como para o ecossistema da região.

O rio localizado no estado de Washington é considerado uma fonte de água de superfície não filtrada que produz uma das melhores águas do mundo.

A bacia hidrográfica fornece água potável para 1,4 milhão de pessoas na área da grande Seattle. Também é fonte de fluxos de água a jusante para salmões, lagos e eclusas.

A administração de Seattle é obrigada por lei a manter esse suprimento de água potável limpa. Para garantir a água limpa e de alta qualidade, a cidade restringe o acesso do público. 

Equilíbrio Delicado

O governo local explica que prever o abastecimento de água é tão difícil quanto prever o clima. Gerenciar o abastecimento de água, portanto, é um ato de equilíbrio delicado. 

Em um ano de precipitação média, por exemplo, os dois reservatórios locais têm armazenamento de água apenas suficiente para um ano do ciclo da água.

Se não for liberada água suficiente no inverno, pode haver inundações. Se muito for liberado, não haverá armazenamento suficiente para os meses secos de verão. 

Assim, os níveis de água devem ser mantidos baixos no outono e inverno para o controle de enchentes. Mas as condições de seca na primavera podem impedir o reservatório de encher adequadamente.

Conservação e Tratamento

A água do rio atende ou excede todos os padrões federais para água potável. Diariamente, mais de 50 amostras são testadas antes e depois do tratamento no Seattle Public Utilities Water Quality Lab. 

Esses testes servem para uma variedade de indicadores de doenças transmitidas pela água, minerais, produtos químicos e contaminantes.

A gestão da bacia hidrográfica é orientada por um Plano de Conservação de Habitat. Essa água do Rio Cedar passa por vários processos até chegar ao público.

Primeiramente, ela é selecionada para a remoção de detritos e sedimentos. Após essa primeira fase, a água recebe cloro. Isso serve para remover contaminantes microbianos, como bactérias e vírus.

O processo seguinte é a aplicação de flúor, para a proteção da saúde bucal. O recurso ainda recebe aplicação de ozônio, tanto para melhorias de odor e sabor como para o controle do parasita Giárdia.

A água ainda é desinfectada com luz ultravioleta para desativar contaminantes microbianos. Um deles é o Cryptosporidium, que é resistente ao cloro. 

Por fim, é aplicado um suplemento com cal. Isso serve para o controle de corrosão em sistemas de encanamentos mais antigos.

Ecossistema

Apenas 18% do fluxo anual de água da bacia hidrográfica é usado para água potável. O resto é dedicado a outros fins, como aos fluxos de água necessários para os peixes. 

Os níveis de água no rio Cedar abaixo de Landsburg precisam ser mantidos em níveis saudáveis ​​para as necessidades sazonais de desova, incubação e criação do salmão. O rio Cedar é o lar de quatro espécies de salmão: Chinook, Coho, Sockeye e a truta arco-íris.

A água do rio Cedar também é enviada para o Lago Washington e as eclusas de Chittenden. A água do mar é mais pesada do que a água doce e pode penetrar no Lago Union por meio dessas eclusas. 

Quando há longas filas de barcos nas eclusas no verão, é porque a água doce liberada rio acima é restrita para armazenar água potável prevista e para a migração do salmão no início do outono.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em: Seattle.gov

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG