O CEO Mandate é uma plataforma de compromisso para líderes empresariais e estudantes que visa o avanço da gestão de recursos hídricos.
Ele se configura como uma plataforma de compartilhamento das melhores práticas emergentes para o enfretamento dos desafios relacionados à escassez, qualidade, governança e acesso à água e ao saneamento.
A iniciativa foi estabelecida em 2007 pela Secretaria Geral da ONU e pelo Pacto Global das Nações Unidas, em parceria com o Pacific Institute.
O conceito original foi o reconhecimento de que os desafios globais da água criam riscos para uma ampla gama de setores da indústria, o setor público, as comunidades locais e também os ecossistemas.
Por conta disso, a colaboração intersetorial foi apontada como o caminho mais eficaz e confiável para a segurança hídrica. E o setor privado pode ser um parceiro fundamental nesse esforço.
O Mandate já é endossado por mais de 180 empresas, de uma variedade de setores industriais de várias regiões em todo o mundo.
Compromissos
As empresas que endossam o CEO Mandate se comprometem com a ação em seis elementos-chave e relatam anualmente sobre o progresso.
As seis áreas de compromisso são:
- 1 – Operações diretas;
- 2 – Cadeias de suprimentos e gestão de bacias hidrográficas;
- 3 – Ação Coletiva;
- 4 – Políticas Públicas;
- 5 – Envolvimento da comunidade;
- 6 – Transparência;
O conteúdo foi publicado originalmente em: CEO WATER MANDATE