O Sicredi conta com cerca de 6,4 milhões de associados e mais de 2,4 mil agências distribuídas pelo Brasil. O sistema de cooperativas de crédito brasileiro está presente em mais de 1,7 mil municípios. Assim, gerando emprego e renda a cerca de 38 mil colaboradores. Com forte concentração nos estados de São Paulo e Paraná, onde respectivamente possui 42 e 54 agências, a cooperativa de crédito atua há mais de 120 anos no mercado.
Atualmente, o Sicredi tem direcionado o seu crescimento econômico a partir da estratégia de ESG (ASG). Este, por sua vez, tem o fim de promover o pilar ambiental, social e governança de forma estratégica e lucrativa em ambiente corporativo. Além disso, a sua estratégia ESG está atrelada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, promovida pelas Nações Unidas.
Sendo assim, conheça um pouco da estratégia da cooperativa de crédito brasileira, suas metas, indicadores, iniciativas e plano de ação para um crescimento sustentável e que promova impacto positivo na sociedade brasileira.
ESG é sinônimo de cooperação
Divididas em três áreas – ambiental, social e governança –, a estratégia ESG do Sicredi visa promover a geração de valor para cada área. A começar, pelo meio ambiente: a cooperativa investiu R$ 192 milhões na carteira de crédito para equipamentos fotovoltaicos; a neutralização de todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Já a nível de governança, o Sicredi foca em formações por meio de programas como o Crescer, que já formou mais de 3,5 mil pessoas, além da criação do Comitê Mulher e do Comitê Jovem em apoio à diversidade. Segundo consta no seu relatório de sustentabilidade da cooperativa (2022), ela possui um modelo de governança reconhecido mundialmente.
Quando se trata de social, o Sicredi aportou mais de R$ 2,5 milhões em investimentos. A partir disso, ela pode impactar vidas por meio de programas como “A União Faz a Vida”, que em 2022 beneficiou mais de 4 mil crianças. Além disso, promove ações como o “Dia C”, que beneficiou cerca de 42 mil pessoas. Sem esquecer dos programas de educação que a cooperativa vem promovendo e que já impactou mais de 10 mil vidas.
Iniciativas sociais e espírito de cooperativa
Como se viu, o Sicredi possui uma estratégia com iniciativas em andamento para a geração de valor. Em destaque, o pilar “social” possui um forte apelo para reduzir desigualdades e acabar com a miséria a partir de oportunidades de crescimento concedidas às pessoas. Conheça a seguir um pouco delas a seguir.
A Plataforma de Cursos promove ensino on-line, gratuito e aberto ao público. Os cursos são divididos em cinco eixos temáticos: educação para transformação social, financeira, uma vida sustentável, cooperativismo na prática, para você e seu negócio, e para um mundo melhor. São 50 cursos ao todo que podem ser assistidos de forma online e possuem certificado.
Além dela, há o Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES) que tem o fim de fortalecer os princípios do cooperativismo, vez que oferece recursos de assistência aos associados, familiares e colaboradores. Esses recursos já apoiam mais de 750 eventos sociais e promovem educação.
A União Faz a Vida tem o propósito de alcançar o desenvolvimento social das regiões e conscientizar a população sobre o potencial de atuação de todos como agentes de transformação positiva da realidade. Com base na interlocução entre o currículo escolar, a valorização dos interesses e conhecimentos dos alunos e a conscientização sobre o contexto social da localidade, de forma crítica e cooperativa.
Como já mencionado, essa iniciativa impactou milhares de vidas, como também envolveu 840 educadores, desenvolveu 260 projetos em 120 escolas participantes, bem como, em 25 municípios da área de atuação da cooperativa. Iniciativas como essas promovem importantes Objetivos da Agenda 2030, como o ODS n. 1 – “erradicação da pobreza”, vez que promove inúmeras habilidades para transformar a realidade das pessoas.
Palavras-chave: ODS 1, erradicação da pobreza, oportunidades, cooperativa, cooperativismo, iniciativas empresariais, educação.
Texto baseado no Relatório Anual 2022