O Banco Mundial concedeu à Nigéria um crédito de US$ 700 milhões para o Programa Sustentável de Abastecimento de Água Urbana e Rural, Saneamento e Higiene (Surwash, na sigla em inglês). Os recursos, devem proporcionar a 6 milhões de pessoas serviços básicos de água potável e oferecer a 1,4 milhão de pessoas acesso a serviços de saneamento melhorados.
O programa prestará serviços de saneamento e higiene hídrica a 2.000 escolas e centros de saúde e ajudará 500 comunidades a alcançar o status de livre de defecação a céu aberto. Estes projetos serão implementados como parte de um plano nacional do governo local para a revitalização do setor de abastecimento de água, saneamento e higiene.
Em 2019, aproximadamente 60 milhões de nigerianos viviam sem acesso a serviços básicos de água potável, 80 milhões sem instalações sanitárias melhoradas e 167 milhões eram carentes de instalações básicas para lavagem das mãos. Nas áreas rurais, 39% das famílias não têm acesso a pelo menos serviços básicos de abastecimento de água, enquanto apenas metade tem acesso a saneamento melhorado e quase um terço (29%) pratica a defecação a céu aberto – uma fração que caiu apenas marginalmente desde 1990.
Nos últimos anos, o governo da Nigéria reforçou o seu compromisso no sentido de melhorar o acesso aos serviços de saneamento e higiene, estimulado pela necessidade de o setor recuperar o atraso com os seus homólogos regionais. Isso levou o governo a declarar um estado de emergência em 2018 e a lançar seu plano nacional (NAP), que está relacionado às metas dos ODS.
Shubham Chaudhuri, diretor do Banco Mundial para a Nigéria, associa programas de saneamento e higiene às metas de sobrevivência na primeira infância, nutrição, saúde, aprendizagem e empoderamento das mulheres. Ele lembra que todos esses índices afetam a produtividade e eficiência do trabalho a longo prazo. “Os Estados participantes serão capazes de melhorar o acesso à água potável, saneamento e higiene, o que irá ajudar a manter mais meninas na escola, criar empregos e reduzir a defecação a céu aberto, ao mesmo tempo em que desenvolve maior resiliência ao impacto das mudanças climáticas, bem como aos conflitos entre diferentes usuários da terra e da água”, prevê”.
O programa Surwash é baseado no desempenho e a participação está aberta a todos os estados da Nigéria com base em seu compromisso com reformas específicas no setor. O programa apoiará o governo federal na execução das reformas de políticas necessárias e incentivará governos estaduais e locais, provedores de serviços, assistência técnica e organizações baseadas na comunidade para efetivamente fornecer serviços sustentáveis no setor.
Também apoiará um pacote de investimentos para expandir o acesso e aumentar o uso de serviços de saneamento e higiene nas áreas urbanas, pequenas cidades e localidades rurais. Especificamente, o programa apoiará o desenvolvimento
Conteúdo publicado originalmente em: The World Bank