A Abbott é uma companhia global que está dedicada a melhorar a saúde das pessoas em todas as idades e estágios da vida. Comprometida a descentralizar e democratizar a saúde, a empresa centenária vem criando produtos e tecnologias para resolver os principais problemas de saúde do mundo. Estes incluem: Diagnósticos, remédios, dispositivos médicos e produtos nutricionais.
A empresa conta com mais de 113 mil colaboradores e está presente em mais de 160 países. No Brasil, ela conta com algumas marcas, como LacLev, Aletam, Ensure, dentre outras. As ações voltadas à sustentabilidade por empresas protagonistas como a Abbott, são de extrema importância. Para isso, a companhia pode agir com metas pré-definidas em documentos internacionais, como é o caso da Agenda 2030 e dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nesse caso em especial o ODS 3 (saúde e bem estar). Confira algumas ações da empresa:
O motivo de inovar para ser acessível
Um dos valores da Abbott é investir na democratização do acesso à saúde (ODS 3), fazendo isso por forma na inovação (ODS 9 – indústria, inovação e infraestrutura), é possível alcançar resultados mais rápidos e garantir essa democratização. Por esse motivo, a companhia está constantemente redesenhando processos e produtos para maximizar o acesso e aumentar seu impacto positivo.
Pensando nisso, a empresa pensa em 3 D’s: Digitalizar, Descentralizar e Democratizar. Assim, ela consegue conectar pessoas com informações sobre a saúde; entregar soluções além de hospitais e clínicas; e tornar a saúde mais acessível às pessoas.
Investimentos para garantir o acesso
Uma pergunta que pode ter surgido é: como fazer isso? A Abbott trabalha para entregar soluções mais completas e que alcancem o que ela propõe. Para isso, a empresa construiu portfólio diversificado inovador que alcança mais pessoas em diferentes localidades e desenvolve produtos visando o acesso.
Assim a empresa descreve em seu relatório de sustentabilidade global (2021) alguns investimentos realizados: ela se tornou investidora da plataforma Health Equity Now [tradução livre: saúde equitária agora] que ajuda americanos com diabetes. Ainda, ela forneceu, em 2021, serviços de saúde descentralizados para mais de 700 mil pessoas ao redor do mundo.
Ela desenvolveu o programa “hepatitis B virus biomarker program” [tradução livre: programa de biomarcadores do vírus da hepatite B] para informar a população sobre tratamentos existentes.
Além disso, ela lançou a NeuroSphere Virtual Clinic [tradução livre: Clínica Virtual NeuroSphere], uma clínica virtual para aumentar o acesso a saúde e que permite aos médicos realizarem consultas remotas, bem como, alterarem medicações de pacientes com distúrbios de movimento.
Com suas iniciativas até 2021, a Abbott melhorou mais de 2.2 bilhões de vidas com seus produtos e serviços. Desenvolver projetos com o objetivo de facilitar o acesso a serviços de saúde de qualidade, significa agir em prol do ODS 3 e da sua meta 3.8 “Atingir a cobertura universal de saúde, (…) o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos.”
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 3, ODS 8, ODS 9, Farmacêutica, Abbott.
Texto baseado no GLOBAL SUSTAINABILITY REPORT 2021