A Ecolab lançou em março de 2021 a nova versão de seu Smart Water Navigator. A inovação auxilia as organizações na mensuração do valor da água, além de oferecer melhores práticas para a execução de uma estratégia corporativa
A ferramenta digital e gratuita fornece uma análise automatizada e permite que os usuários definam metas baseadas na saúde da bacia hidrográfica das comunidades vizinhas.
Os novos recursos incluem um portfólio de melhores práticas, funcionalidades para identificar riscos na captação da água e avaliar o desempenho no longo prazo.
Segundo a Ecolab, a nova versão do Smart Water Navigator beneficia tanto usuários que estão no início de sua estratégia, quanto os que estão em grau avançado de monitoramento das operações.
Pesquisa
Algumas das novas funcionalidade foram criadas para atender demandas ou sanar deficiências que foram detectadas em pesquisa global sobre eficiência hídrica. O estudo, feito em parceria com o GreenBiz, entrevistou 93 empresas com receitas de pelo menos US$ 1 bilhão.
Uma das conclusões do estudo foi que apenas 38% das corporações consideram que a água é uma iniciativa estratégica e é gerenciada de forma proativa em suas operações.
Mas o progresso no uso empresarial da água é considerado insuficiente para evitar o déficit de água doce. Um dos problemas é que as metas são definidas por equipes de sustentabilidade, mas cabe aos times operacionais buscarem os objetivos. Ou seja, há uma desconexão entre a meta e a ação.
Outro resultado preocupante é que apenas 54% dos entrevistados disseram usar ferramentas avançadas para mensurar e monitorar seu progresso.
E 45% afirmaram que a adoção de melhores ferramentas poderia melhorar a administração das metas estipuladas.
“É por isso que aprimoramos o nosso Smart Water Navigator”, afirmou o presidente global de Sustentabilidade da Ecolab, Emilio Tenuta.
Importância
O novo Smart Water Navigator chega em um momento em que o aumento do uso de água pela indústria está agravando o estresse hídrico. Isso tem contribuído para um possível cenário mundial de escassez desse recurso natural.
Dados do World Resources Institute (WRI) apontam que, se nada for feito, o mundo experimentará um déficit de água doce de 56% até 2030. A projeção das Nações Unidas em 2015 eram de que esse déficit já estava em 40%.
O Smart Water Navigator pode ser acessado no endereço www.smartwaternavigator.com . Outras informações sobre os programas e tecnologias da Ecolab para a gestão de águas estão disponíveis no site pt-br.ecolab.com.
A Ecolab é líder global em serviços e soluções de água, higiene e de prevenção de infecções. A empresa tem receitas anuais de US$ 12 bilhões e está presente em mais de 170 países.
Esse conteúdo foi publicado originalmente em: Ecolab