No ano de 2022 foi aniversário de 50 anos de operação do grupo Hyundai Heavy Industries (HHI). Como holding intermediária da HHI, a Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (KSOE) foi fundada em 1973 e não hesitou em inovar e desafiar-se desde o início.
Hoje a KSOE conta com mais de 650 colaboradores e com recursos de P&D e engenharia de alto nível, é uma líder no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e parceiro chave na promoção da sustentabilidade do grupo. Analisando o seu relatório integrado de 2021, é possível observar uma forte correlação de sua estratégia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em especial o ODS 14 (vida na água).
A proteção do grande azul como prioridade
É fato que a maneira insustentável que estamos lidando com os recursos naturais trará impactos negativos a curto prazo. Quando olhamos para os mares e oceanos, não vemos apenas uma imensidão azul, mas uma garantia de alimentação, um meio de transporte etc.. Por isso, é imprescindível garantir a proteção desses ecossistemas.
Para tanto, a KSOE tem metas claras de ação no ODS 14, são eles:
- Prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, em particular de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e poluição de nutrientes. (Meta 14.1)
- Gerenciar e proteger de forma sustentável os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar adversos significativos impactos, inclusive fortalecendo sua resiliência, e tomar medidas para sua restauração, a fim de alcançar oceanos saudáveis e produtivos (Meta 14.2).
- ̇Tomar medidas para restaurar o mar para fazer um oceano saudável e produtivo (meta 14.2).
O trampolim para embarcações sustentáveis
A KSOE, como comprometida com a sustentabilidade, está agindo em conjunto com parcerios para desenvolver uma ampla gama de tecnologias para o futuro. Dentre essas tecnologias está o ecológico navio LNG DF, o mais comercializado do mercado. O objetivo da empresa é atender às diversas necessidades do mercado e ser um provedor “geral” para todas as demandas de uma empresa. Para isso, é preciso investir na diversificação do portfólio e de embarcações verdes.
Para garantir um oceano limpo, a empresa está investindo em embarcações que operam com combustíveis mais sustentáveis, ou seja, de baixo ou zero carbono, como é o exemplo da amônia, metanol e hidrogênio. Portanto, não é tão simples assim, na prática alguns problemas não são resolvidos. Por isso, a empresa está usando o navio LNG DF como um intermediário para chegar no desenvolvimento da embarcação de baixo carbono.
O navio LNG DF como opção a curto prazo
No momento, o LNG não é 100% sustentável, ele atua a base de combustíveis fósseis, mas o seu diferencial está na redução de óxidos de enxofre em 99%, óxidos de nitrogênio em 90% e o CO2 em 30% em comparação com um combustível tradicional para navios.
Mesmo emitindo menos poluentes, a embarcação conta com o problema de “deslize de metano”, o que não é queimado totalmente no motor do navio. Essa prática acelera o aquecimento global e, para lidar com isso, a KSOE estimula o desenvolvimento de tecnologias que reduzem esse problema.
Considerando o tempo cada vez menor para agir em prol da sustentabilidade, bem como desenvolver tecnologias para isso, o LNG ainda acaba sendo a melhor opção, pois responde rapidamente aos regulamentos marítimos mais rigorosos. Levando tudo isso em consideração, é possível observar que a KSOE está se esforçando para diminuir seus impactos nos oceanos, ao desenvolver novas tecnologias e se diferenciar no mercado.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 14, Porto de Santos, SPA, gestão de resíduos, gestão de efluentes.
Texto baseado no INTEGRATED REPORT 2021