A Vittia é uma Agrotech referência no país e líder em soluções sustentáveis. Com um setor de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) bem estruturado e com mais de mil colaboradores, a empresa tem estrutura para criar e desenvolver iniciativas voltadas à sustentabilidade. Ou seja, a companhia é capaz de agir em prol dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Assim, a empresa tem iniciativas voltadas à educação (ODS 4 – Educação de qualidade), principalmente com treinamentos e capacitações para os temas materiais da empresa. Aqui, focaremos em suas iniciativas para segurança, saúde e bem-estar – outro importante ODS de n. 3. Confira algumas delas a seguir.
Treinamentos para prevenção
Pensando na segurança do trabalho, em conjunto com o ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico), a empresa desenvolveu estratégias para minimizar perigos nesse ambiente. Para isso, ela realiza inspeções periódicas para identificar e avaliar riscos e assim ser possível agir nessas áreas previamente identificadas. Essa ação é importante para prevenir futuros acidentes e garantir a segurança do colaborador.
Segundo o seu relatório anual de 2021, com o programa “Excelência Operacional” foi possível avaliar o nível de maturidade e de segurança da empresa. Além disso, a Vittia investiu cerca de R$ 5 milhões em projetos destinados a aumentar a segurança no trabalho. Parte desse dinheiro foi destinado a treinamentos e capacitações dos colaboradores.
Como é o caso das capacitações e terinamentos a seguir: “Setembro Amarelo”, campanha para prevenção do suicídio, “Outubro Rosa” para prevenção do câncer de mama, “Novembro Azul” para prevenir o câncer de próstata. Além disso, a empresa investiu em outros tipos de treinamento, como para reciclagem e sobre Normas Regulamentadoras (NRs).
Rumo a uma produção 5 estrelas
Além das iniciativas citadas anteriormente, a empresa promove o “Programa 5S”. A iniciativa trabalha a cultura organizacional para aumentar a eficiência de processos, a segurança ocupacional, prevenção de acidentes, eliminação de desperdícios, entre outros temas.
Para o programa dar certo, a empresa investe em educação e treinamentos sobre os temas para os colaboradores. Em seu relatório previamente mencionado, a empresa compartilha alguns resultados dessa iniciativa: alcançando a segunda menor taxa de acidentes de trabalho no ano de 2021.
Em seu relatório a companhia compartilha: “Com base nos desafios identificados e lições aprendidas, foi estabelecido o plano de implantação de um Programa Corporativo de Segurança Comportamental (…). O projeto envolverá uma consultoria especializada para dar suporte na avaliação de riscos, revisão de manuais e guias de implementação do Sistema de Gestão, bem como, desenvolver lideranças e times de alta performance.”
Iniciativas que se pautam na educação e capacitação do colaborador são importantes para dar o primeiro passo rumo à sustentabilidade e desenvolver ações ainda mais relevantes no tema. Os treinamentos desenvolvidos pela Vittia auxiliam a empresa a se tornar um lugar mais seguro de se trabalhar, bem como educam as pessoas a terem hábitos mais seguros e sustentáveis. Como descrito que o ODS 4 é um dos temas materiais da empresa, esperamos ver novas iniciativas em seu próximo relatório.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 4, educação de qualidade, projetos, setor agro, treinamento, capacitação.
Texto baseado no Relatório anual de 2021