É previsto que o mundo chegue a 10 bilhões de habitantes em 2050. Por isso, garantir a segurança alimentar de toda essa população é uma tarefa que exige muitos esforços. Para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, além de garantir a erradicação da fome, precisamos pensar na origem dos alimentos, nesse caso em uma agricultura sustentável, pois ela é uma peça chave nesse processo.
Empresas, principalmente no setor alimentício, têm um grande papel nesse processo. A JBS tem seu papel nisso, visto que, é uma empresa com o propósito de alimentar que conta com 250 mil colaboradores. Fundada há 70 anos (1953), hoje a multinacional brasileira está presente em mais de 20 países. O grupo conta com grandes marcas como Swift, Seara, Friboi, Doriana etc.
A origem é importante
Como citado anteriormente, agropecuária é uma peça chave no processo da erradicação da fome. Com isso em vista, a JBS investiu de forma sustentável no manejo do gado e do solo. E com uso de aditivos alimentares, a empresa conseguiu reduzir as emissões de gás metano promovidos pela criação do gado. Por outro lado, buscando compensar a fixação de carbono no solo, a empresa incentivou a melhora no manejo do pasto e a integração lavoura com pecuária e floresta.
Além disso, a empresa tem o “Fundo pela Amazônia” e é por meio dele que consegue desenvolver diversas iniciativas. Uma delas é o projeto “RestaurAmazônia” que incentiva a agricultura de baixo carbono, atualmente já são quase 2 mil famílias que aumentaram sua produtividade enquanto restauram a floresta. O segundo projeto, com esse mesmo foco, é o “Destravamento de Crédito para a Bioeconomia da Floresta” que tem a finalidade de facilitar o acesso ao crédito para mais de 2,5 mil pequenos agricultores.
“Fazer o bem faz bem”
Visando a promoção de ações transformadoras, a JBS desenvolveu o programa “Fazer o Bem Faz Bem”, fundado em 2019. Em 2020 e 2021, a empresa destinou 400 milhões de reais às comunidades atendidas, para projetos de combate à fome e promoção da saúde. Já pensando especificamente no combate à fome, nesse mesmo período houve a doação de 500 toneladas de proteínas para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade.
Para além do combate à fome, a JBS também teve um papel importante no enfrentamento da Covid-19 com a mesma iniciativa. Foram R$ 400 milhões doados para o combate à pandemia destinados à saúde, assistência social e ciência. Com isso, o projeto já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade no país.
A JBS, como uma empresa multinacional, tem um papel importantíssimo no combate à fome e em uma origem sustentável de seus produtos. Com isso, as iniciativas e o investimento realizado para desenvolver esses pontos, não só é necessário, como pode ser um exemplo para outras empresas.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, SEARA, JBS, ods 2, fome, agricultura.
Texto baseado no: Relatórios de Sustentabilidade