Entenda como produtos de limpeza podem educar para um Brasil melhor

Segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2021, o Brasil esteve em 36o colocado – ou seja, em quase em último lugar, de un um ranking de 38 posições – como o país que mais investiu em educação no ano de 2020. Vale lembrar: foi nesse ano que direitos básicos como saúde, educação e trabalho decente foram comprometidos em razão da pandemia e suas consequências.

Além de básicos, a garantia e a efetividade desses direitos são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Portanto, promovê-los é um compromisso de todas as pessoas e setores. Quanto a isso, muitas empresas assumiram posturas ativas para suprir tais demandas e alcançar esses objetivos. 

É o caso da Ypê, uma multinacional brasileira de produtos de limpeza,  fundada em 1950. Com o seu sabão em barra, ela se lançou no mercado. Atualmente, está em 94% dos lares brasileiros, conta com mais de 6,3 mil colaboradores e fornece mais de 300 produtos em 15 categorias distintas. A companhia também está presente em 10 países distribuídos na América Latina, Ásia, África e Oriente Médio.

Parcerias que educam e superam obstáculos 

Em seu relatório de impacto (2021), a Ypê trouxe uma série de compromissos sustentáveis atrelados à Agenda 2030. Como estratégia, a companhia aposta na cooperação com a comunidade e seus stakeholders para promover ações voluntárias que efetivem determinado ODS. Confira a seguir algumas delas. 

“Dê a mão para o futuro”, um programa de reciclagem de resíduos sólidos nacional que cria oportunidades a partir de educação e proporciona melhores condições de trabalho, qualidade de vida e renda aos catadores de materiais recicláveis de diversas regiões. Conta com o apoio de mais de 178 cooperativas de reciclagem. Ele também está entre os 12 destaques da Comissão Econômica para a América Latina da ONU.

“Observando Rios”, fruto de uma parceria da Ypê com a Fundação SOS Mata Atlântica, o projeto conta com mais de 3 mil voluntários, mobilizados pela causa “Água limpa”. Os colaboradores são voluntários e, junto aos demais, têm o objetivo de monitorar a qualidade da água de 254 rios da Mata Atlântica. 

A atuaçã​o

Além disso, a companhia patrocina o projeto desde 2015. Nesse momento, o “Observando os Rios” só fazia o monitoramento em São Paulo. Atualmente, está presente  em 17 estados brasileiros. Da mesma forma, os dados levantados no projeto são utilizados por universidades, entidades da sociedade civil e pelo poder público, o que além de promover a educação e a ciência, ajuda a criar políticas públicas de proteção das águas brasileiras.

Assim como as iniciativas descritas acima, vale a pena acessar o relatório mencionado para conhecer mais sobre as outras, como “Programa das Águas”, “Aterro Zero”, “Rios sem Plástico”, “Plantar Vida”, “Jardins filtrantes”, “Ypêpedia”. Essas e muitas outras iniciativas não só promovem a sustentabilidade de diversas maneiras, como também educam as pessoas, de forma exemplar, a revolucionar a sua realidade. Vale lembrar, educação de qualidade acessível para todos é um objetivo da Agenda 2030, o ODS de n. 4.

Palavras-chave: ODS 4, educação de qualidade, água, voluntariado, iniciativa de empresas, educação acessível, reciclagem. 

Texto baseado no Relatório de Impacto 2021

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG