A Ferrero é uma empresa global, seu relatório de sustentabilidade de 2021 demonstra o seu comprometimento com ações contra a mudança climática e em prol do ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima), confira algumas delas e com quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elas estão atreladas:
Emissão de gases do efeito estufa
Como uma empresa global, a Ferrero sabe a importância da sustentabilidade, de agir em prol dela e de cumprir as metas do Acordo de Paris. Para atingir a meta de redução de emissões em 50%, no ano de 2018, a empresa desenvolveu um plano detalhado para reduzir as emissões de suas fábricas, depósitos e sedes comerciais. O foco do desenvolvimento desse plano foi o investimento em medidas para aumentar a eficiência energética e a transição para fontes de energias renováveis.
A segunda meta do grupo, foi de reduzir a intensidade das suas emissões por tonelada de produto produzido, para isso, a empresa trabalha com os seus fornecedores visando a redução das emissões e implementação de soluções com menor emissão de carbono.
Uso de transportes alternativos para reduzir emissões
Não apenas a transição de combustíveis é uma solução para redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE) (ODS 13 – Ação Climática). Outra iniciativa interessante é o uso de transportes alternativos. No caso da Ferrero, ela investiu no uso de trens para diminuir a quantidade de caminhões trafegando em longas distâncias, e assim, a descarbonização da logística (ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis). A empresa também fez parcerias (ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação) e acordos com transportadoras, o que ajudou a encontrar estações próximas aos locais de fabricação de seus produtos.
O que ainda precisa ser feito?
A empresa reconhece que grande parte de suas emissões vem da sua produção e é onde ela tem maior controle. Para cumprir sua meta até 2030, a Ferrero está investindo em tecnologias eficientes energeticamente (ODS 7 – Energia Acessível e Limpa e 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura): aumentando a produção de energia renovável, melhorando a eficiência energética e buscando combustíveis alternativos e sustentáveis.
Em relação às emissões que a empresa tem responsabilidade indireta (como no restante da cadeia de valor e na produção de matéria-prima), a empresa reconhece o desafio: será preciso re-pensar embalagens (ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis) e engajar fornecedores na diminuição de emissões.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 13, ações climáticas, GEE, cacau sustentável, sustentabilidade emissão de carbono, emissões de carbono, ODS 7, ODS 9, ODS 17, ODS 12, ODS 11.
Referências: