O uso de água na produção de alimentos e bebidas é uma questão que afeta as empresas, o meio ambiente e as comunidades. O setor de bebidas consome muita água, especialmente em regiões de estresse hídrico, onde a disponibilidade de água é limitada. Além disso, as cervejarias são conhecidas por utilizarem grande quantidade de água para produzir uma única garrafa de cerveja.
A Heineken é um dos maiores grupos de cervejarias e está trabalhando para ser mais eficiente com a água. Uma das metas da empresa sobre o uso da água é o retorno de 15% do volume produzido nas cervejarias em regiões de estresse hídrico.
Ações para reduzir o consumo de água
O Relatório de sustentabilidade do grupo informa que a Heineken está trabalhando para reduzir o consumo de água em sua produção por meio de tecnologias avançadas. De acordo com o Jornal de Itu, eles estão trabalhando em projetos para garantir que a água utilizada na produção de cerveja seja devolvida às comunidades.
Um desses projetos, é a construção de um sistema de abastecimento de água que ampliará a disponibilidade e a captação de água, beneficiando a comunidade local. Esta iniciativa reflete o compromisso do grupo com a preservação das águas, a comunidade e a construção de um futuro mais sustentável.
E não para por aí
Em 10 anos a Heineken já conseguiu reduzir um terço do uso de água na produção de cerveja Isso graças às tecnologias e práticas de conservação de água. A meta para 2025 é ainda mais impressionante: inaugurar a cervejaria mais sustentável da Heineken produzindo as marcas de puro malte Heineken® e Amstel.
A Heineken é uma empresa consciente e engajada com a preservação do meio ambiente e a proteção das águas. Além de devolver a água para as comunidades em regiões de escassez, eles querem reduzir o consumo desse recurso na produção de cerveja. Essas ações são uma prova da dedicação da Heineken em promover a sustentabilidade e atuar de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Palavras-chave: Heineken, uso da água, estresse hídrico, produção de cerveja, conservação de água, sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proteção do meio ambiente, preservação de recursos hídricos, ODS 6.
Esse conteúdo foi extraído originalmente do relatório de sustentabilidade 2021-2022 do grupo Heineken