Os desafios da água aumentam em todo o mundo devido às mudanças climáticas e os Estados Unidos não são uma exceção. Em várias regiões, infraestrutura deteriorada e políticas obsoletas agravam o estresse hídrico. Isso coloca em risco tanto as comunidades humanas como os ecossistemas de água doce.
A Water Funder Initiative foi criada em 2015 para ativar soluções promissoras de água por meio de investimentos filantrópicos estratégicos. Essa iniciativa agilizou os trabalhos da Water Table, um coletivo de fundações filantrópicas.
Entre os membros destacados estão a Fundação da Família Gates, a Fundação William e Flora Hewlett, a Lyda Hill Philanthropies, a Fundação Gordon e Betty Moore, a Fundação Cynthia e George Mitchell, a Fundação Pisces, a Fundação Rockefeller e a Walton Family Foundation.
As principais ações se deram no oeste americano, onde a escassez e a confiabilidade da água potável são questões mais urgentes.
Os financiadores apoiam abordagens aplicáveis às crises hídricas em todo o país e no mundo. Ao mesmo tempo, buscam lições de outras regiões para ajudar a desenvolver soluções transformadoras relacionadas à água.
Desde 2018, a Water Funder Initiative conseguiu levantar junto a parceiros mais de US$ 100 milhões para essas soluções. A meta é atingir US$ 150 milhões até o final de 2021.
Os idealizadores consideram a filantropia uma janela de oportunidade para melhorar drasticamente a forma como a água é administrada para as pessoas e o meio ambiente.
Essa contribuição pode ser como um ‘financiador da água’, ou por meio de trabalhos e projetos em áreas que são influenciadas pela questão da água. São exemplos disso a saúde pública, a justiça social, as mudanças climáticas e a prosperidade rural, entre outras.
Exemplos de parcerias
Entre os exemplos de políticas e ações que receberam ajuda do WFI estão acordos bilaterais com o México. Eles permitiram compartilhar a redução do déficit do Lago Mead e restaurar o Delta do Rio Colorado.
Outro avanço foi obtido entre o governo federal e a Califórnia para restaurar o Mar de Salton, um lago salgado localizado no sul do estado.
Outra parceira que recebeu incentivos do Fundo foi firmada com sete estados em 2019 para conservar e gerenciar a água na Bacia do Rio Colorado.
Ao todo, esses acordos ajudarão a garantir um futuro hídrico mais sustentável para 40 milhões de pessoas. Também abrangem o equivalente a 5 milhões de acres de terras agrícolas que dependem da água do Rio Colorado.
Campanha pela Água
Desde o ano passado, a Water Funder lançou a “Campanha pela Água”, para promover novas parcerias e expandir o campo da filantropia hídrica.
A campanha tem como foco dois objetivos gerais. O primeiro objetivo é trazer o equilíbrio entre pessoas e natureza nas bacias hidrográficas.
O segundo objetivo é fortalecer a resiliência dessas bacias e dos sistemas de água no contexto das mudanças climáticas.
- As estratégias para atingir esses objetivos são:
- Permitir a distribuição flexível de água;
- Fortalecer a comunicação para construir vontade política;
- Direcionar as decisões com uso de dados;
- Desenvolver novas fontes de financiamento;
- Melhorar a governança da água;
- Acelerar a inovação;
Esse conteúdo foi publicado originalmente em: Water Funder Initiative