Ipiranga e o consumo consciente 

O consumo consciente e responsável é importante para garantir a sustentabilidade de um mundo para as próximas gerações. A iniciativa de grandes empresas é extremamente importante para garantir o cumprimento da Agenda 2030.

Você sabe como os postos de gasolina podem agir em prol de um consumo consciente? Então vem com a gente!

Transição energética como prática de consumo consciente 

Você já deve ter ouvido falar sobre transição energética que é a mudança da matriz energética, ou seja, como essa energia é gerada. Assim, é possível depender cada vez menos de matrizes fósseis e caminhar em rumo a um mundo mais sustentável. Você já está começando a perceber o papel dos postos de combustível nisso tudo, né?

Desde 2007, a Ipiranga conta com o Programa Ipiranga Carbono Zero, uma iniciativa importante que mensura as emissões da empresa. Desde 2012 eles são carbono neutro, pois compensam suas emissões diretas e advindas do consumo de energia elétrica.

A Ipiranga é uma empresa grande que conta com mais de 4 mil colaboradores e tem uma grande influência no mercado. Em 2021, ela foi responsável por comercializar quase 18% de todo etanol vendido no Brasil, é óbvio a importância de ações na empresa em prol da sociedade.

Ipiranga e o consumo consciente de energia

É importante ressaltar que um consumo de energia de fontes sustentáveis também é uma forma de consumo consciente, por isso a Ipiranga investiu em ações em prol da sustentabilidade. Você sabia que as primeiras estações de recarga de bateria de motos elétricas da América Latina foram uma iniciativa da Ipiranga em parceria com a startup Voltz? 

Além disso, a empresa teve resultados importantíssimos relacionados com seus postos de recarga elétrica. Em 2021 eram 44 postos em 21 cidades do Brasil, iniciativa possível por sua parceria com a BMW. Dentre eles, 6 postos estão na Rodovia entre São Paulo e Rio de Janeiro. Não só isso, a empresa tem a meta de instalar mais 40 postos de recarga elétrica em SP e no RS.

A empresa também investe na ecoeficiência da sua rede, sua meta para 2022 era ampliar o projeto de usinas solares e investir em energia limpa, ótima iniciativa.Sua meta para 2030 é ter 100% de energia elétrica renovável. 

Ipiranga e a gestão de resíduos

Não para por aí, a empresa também tem ações para uma gestão de resíduos mais eficiente. 

Hoje em dia falamos muito dos impactos dos resíduos no dia a dia, no caso do Ipiranga, os resíduos estão concentrados nas suas próprias operações em postos revendedores. Por meio de atividades internas, a empresa orienta sobre a correta gestão com case nos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.

Esse tipo de iniciativa é muito importante como um exemplo não só para a sociedade, mas para outras empresas. É importante saber que todos temos a responsabilidade de fazer a nossa parte em prol de um mundo melhor para todos.

Palavras-chave: sustentabilidade, consumo consciente, 3Rs, reciclagem, transição energética, energia limpa, usina solar, Ipiranga, iniciativas empresariais, ações empresariais.

Texto baseado no Relatório de Sustentabilidade 2022 da Empresa

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

SDG Observatory é um HUB de informações inovador, focado em trazer soluções que estão sendo desenvolvidas em todo o mundo, relacionadas aos ODS.

© 2021. Todos os direitos reservados por SDG Observatory.