Em momentos como a pandemia da Covid-19, conseguimos perceber a importância dos profissionais da saúde, e consequentemente, da saúde como um todo. Por isso, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n. 3 (saúde e bem-estar) visa garantir uma vida saudável e promover o bem estar para todos, independente da idade, gênero e raça.
Com a intenção de promover a saúde, a Johnson e Johnson, fundada em 1943, tem o propósito de mudar a trajetória da saúde para a humanidade. Hoje, ela conta com mais de 144 mil colaboradores espalhados pelo mundo. O portfólio da empresa inclui diversos produtos farmacêuticos, voltados para medicina e para a saúde do consumidor, sendo possível apenas por ter um time engajado na pesquisa e desenvolvimento, bem como na produção e venda de todos esses produtos.
Saúde global para todos
Por ser uma empresa gigante, a J&J tem a capacidade de agir nos problemas mais complexos, neste caso, no acesso à saúde. Isso é, desenvolvendo medicamentos, vacinas, dispositivos de tratamento com muita inovação e investindo na acessibilidade e no acesso a esses equipamentos.
A empresa reconhece o desafio de que o sistema de saúde é desigual. Portanto, ela traz alguns fatos no seu relatório de humanidade (2021): pessoas em países de baixa renda vivem 18,1 anos a menos do que pessoas de países de alta renda; nos EUA, as mulheres negras têm três vezes mais chances de morrer de uma causa relacionada à gravidez; meninas de 15 a 19 anos na África Subsaariana contraem HIV a uma taxa três vezes maior do que os meninos da mesma idade.
Esses dados comprovam a desigualdade no sistema de saúde, e despertam a urgência de que algo precisa ser feito. Com isso em vista, a companhia procura cada vez mais aumentar o acesso das pessoas aos equipamentos desenvolvidos por ela, especialmente em populações vulneráveis. Ou seja, a empresa busca desenvolver produtos mais baratos para garantir esse acesso.
Inovação e saúde podem andar juntos?
A J&J é uma empresa que age e impacta na saúde global há mais de um século. Dentro desse tempo, muitos processos mudaram e cada vez mais ela conta com a inovação para garantir o que se propõe. Você sabe como a Johnson & Johnson avança na inovação? Veja a seguir.
- P&D diferenciado, com áreas específicas e com foco na ciência de dados (diferencial);
- Times visando inovação inicial e buscando oportunidades para inovar, alinhada com a cultura e prioridades científicas e de negócios da J&J (ODS 9 – indústria, inovação e infraestrutura);
- Modelos de parceria, colaborações facilitadas pelo centros de inovação e equipes global desenvolvendo negócios (ODS 9; ODS 17 – parcerias e meios de implementação; ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico);
- Incubação de startups e orientação, visando ideias inovadoras (ODS 9);
- Construção de uma equipe e ciência de dados + P&D visando desenvolver medicamentos inovadores e soluções de tratamento (ODS 9 e ODS 3).
Saúde mental
Muitas vezes, ao pensar em saúde, a primeira coisa que vem à mente é quando estamos resfriados ou se alguém precisa de uma cirurgia ou consulta. De fato, isso é saúde, mas o que poucos consideram – e está atrelado ao ODS 3 – é a saúde mental.
Segundo o relatório referido, transtornos mentais, neurológicos e distúrbios pelo uso de substâncias já contabilizam 10% de todas as doenças no mundo. Ao olhar para países em desenvolvimento, é estimado que 75% das pessoas com distúrbios mentais não recebam nenhum tratamento.
Com base nisso, a J&J começou a agir. Nos últimos 50 anos, a empresa vem desenvolvendo diversos tratamentos inovadores para tratar condições que afetam o cérebro e o sistema nervoso, expandindo cada vez mais, o acesso de pessoas mais vulneráveis a esses tratamentos. Não só isso, a companhia investe em treinamentos dos seus colaboradores para aprenderem a lidar com situações que envolvem doenças mentais.
Como exemplo de suas ações, em 2018, a J&J fez uma parceria com o Ministério da Saúde de Ruanda, na África, para investir em cuidados para a saúde mental de qualidade e acessíveis no país. Essa parceria gerou milhares de pessoas treinadas e agindo nesse projeto e a disponibilização de antipsicóticos para os pacientes.
As iniciativas da Johnson & Johnson visando a saúde e bem-estar, dentro de pesquisas e desenvolvimento de produtos inovadores, é um exemplo para empresas do setor. Agir na garantia de um sistema de saúde mais barato e acessível é imprescindível para uma sustentabilidade democrática. Devemos pautar iniciativas visando esses projetos.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 3, J&J .
Texto baseado Health for Humanity Report