Kraft Heinz: exemplo de eficiência energética 

A Agenda 2030 foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ODS 7 é intitulado como “Energia Acessível e Limpa” e visa trazer acesso a uma energia de fontes sustentáveis. 

O engajamento de empresas com essa pauta é importante, muitas delas utilizam energia em massa em suas operações. Portanto, trazer processos mais eficientes e sustentáveis podem trazer vantagens não apenas financeiras, como também relacionadas ao comprometimento de marcas com a sustentabilidade.

A Kraft Heinz é uma empresa referência mundial no setor de alimentos. ​ Em relação às suas metas sustentáveis, a Kraft Heinz demonstrou no seu relatório ESG 2022 que tem metas para o uso de energia em sua produção. O grupo pretende diminuir a intensidade de uso de energia em 15% até 2025. Como uma líder na produção de bebidas e alimentos, a escala deles permite uma habilidade única de testes, aprender com isso, provar saídas e então implementar um projeto bem sucedido.

Tecnologias para um uso energético eficiente

A empresa está investindo em tecnologias para uma transformação digital e melhorar o monitoramento e eficiência do uso de energia. Um exemplo é a sede em Kirksville (E.U.A.) que realizou um piloto de monitoramento digital de armadilha de vapor para melhorar a eficiência energética, detectando quaisquer falhas na faixa de vapor, que são comuns no local. Essa tecnologia infravermelha ajuda os técnicos a localizarem as falhas mais cedo e utilizarem seu tempo para questões mais críticas.

Outro exemplo, chave da iniciativa de economizar energia, foi na sede de Cairo. Aproximadamente 24% do consumo energético do local vem do uso de ar comprimido. As equipes trabalharam para implementar uma tabela de desempenho e monitoramento do consumo de energia. Ao final do ano de 2021, a sede foi capaz de economizar aproximadamente 15% no consumo de energia.

Energias renováveis

Outra forma de atrelar o uso de energia a um consumo mais sustentável é fazer a transição energética para fontes renováveis. Com isso em vista, a empresa tem a meta de ter pelo menos 50% da sua energia gerada por meio de fontes renováveis até 2025. Para isso, o grupo atua em duas frentes:

Descarbonização da operação em Kitt Green U.K. (Reino Unido) é uma dessas iniciativas. Em 2021, a empresa assinou um projeto líder de descarbonização no Reino Unido, que vai fornecer hidrogênio com baixo teor de carbono para abastecer as instalações do local. Kitt Green é uma das maiores instalações de processamento de alimentos da Europa, produzindo mais de 1 bilhão de latas de alimentos por ano. Portanto, essa alteração é crítica para o processo de Net Zero e a transição de energias fósseis para mais renováveis.

Outra frente é o Contrato de Venda e Compra de Energia Renovável de Longo Prazo. A empresa assinou um contrato de compra de energia virtual (VPPA) com a parceira Repsol. O VPPA está vinculado a um dos parques eólicos Delta II, o maior projeto renovável da Repsol até o momento. Espera-se que este parque eólico inicie as operações no início de 2025. 

Uma vez concluído, espera-se que a Kraft Heinz forneça aproximadamente 90% de suas necessidades de eletricidade em locais de fabricação europeus por meio deste acordo de energia renovável. É esperado que o VPPA gere eletricidade renovável suficiente para alimentar aproximadamente 25.000 famílias médias da UE por ano.

A Kraft Heinz é uma empresa global que demonstra sua preocupação em utilizar fontes de energia mais sustentáveis, sendo considerada um exemplo para as demais empresas que visam fazer essa transição.

Palavras-chave: ODS 7, energia renovável, parque eólico, energia eólica, Kraft Heinz, sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, tecnologia.

Texto baseado no ESG Report 2022

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas