“Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”. Este é o último, mas não menos importante, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Com a finalidade de desenvolver parcerias governamentais e institucionais em prol de ações sustentáveis, o ODS de n. 17 é imprescindível para nortear tais relações.
Ainda, o ODS 17 é pensado para que os países mais desenvolvidos ajudem países menos favorecidos, ou seja, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Dessa forma, mantém-se a cooperação entre nações Norte-Sul e Sul-Sul de forma sustentável, conforme se espera em toda a Agenda 2030.
Não só isso, o setor privado e, principalmente, as grandes empresas possuem um papel importante nesse sentido. Sendo assim, é interessante conhecer mais a respeito das iniciativas que envolvem as parcerias sustentáveis – tema central desse ODS.
Kerry: levando leite e proteção aos quatro cantos do mundo.
Há 50 anos, a Kerry abria as portas como uma pequena empresa de laticínios irlandesa. Hoje, como uma multinacional presente no mundo todo, ela vem desenvolvendo soluções que acompanham a evolução dos gostos de pessoas, garantindo uma nutrição sustentável. Presente nos quatro cantos do mundo, a companhia tem capacidade e uma cadeia de valor propensa a realizar parcerias.
A sua meta para 2030 é alcançar mais de dois bilhões de pessoas com soluções que mantenham uma boa saúde enquanto protegem as pessoas e o planeta. A partir dos seus produtos e iniciativas, a companhia de leite está engajada em reduzir a pegada ambiental e permitir o mesmo aos clientes. Assim, todos contribuem para diminuir o impacto de seus produtos em áreas como carbono e resíduos.
Durante o ano de 2021, a Kerry anunciou uma parceria de quatro anos com a organização humanitária irlandesa Concern Worldwide. A finalidade é melhorar a vida de 46 mil quenianos, a partir da segurança alimentar, crescimento da renda familiar e redução dos níveis de desnutrição no condado de Tana River.
Importante destacar que a população do condado depende da pecuária. No entanto, em razão das mudanças climáticas, da insegurança hídrica e da deterioração das pastagens, o gado passou a morrer e, por consequência, houve o declínio da produtividade, da renda familiar e a insegurança alimentar.
Leite com manga em prol dos ODS.
Diante do descrito acima, a Concern Worldwide, com o apoio financeiro de Kerry, desenvolveu o projeto “Agricultural Livelihoods Improving Value Chains and the Environment” (ALIVE) [Subsistência Agrícola Melhorando as Cadeias de Valor e o Meio Ambiente]. Com isso, será possível criar uma cadeia de valor regional para a produção de manga, o que beneficia os produtores e cria um novo fluxo de renda para suas famílias.
A produção de manga é mais resistente ao impacto das mudanças climáticas e aproveita os recursos do rio Tana, que é suscetível a inundações. À medida que o programa avança, os participantes recebem treinamento em manejo pós-colheita, suporte para processamento de manga em uma comunidade.
A mudança do modelo de negócio para criar uma nova cadeia de valor, não só é menos impactante ao clima que a pecuária, como promove a redução de desigualdades, dignidade, renda etc., que são pauta de muitos ODS da Agenda 2030. Parcerias como essa são imprescindíveis para a emergência sustentável que o planeta se encontra.
Palavras-chave: ODS 17, parcerias, iniciativas empresariais, iniciativas em países subdesenvolvidos, iniciativas agrícolas.
Texto baseado no Sustainability Review 2022