O pensamento em comunidades é importante para garantir a sustentabilidade para as próximas gerações. A iniciativa de grandes empresas é extremamente importante para garantir o cumprimento da Agenda 2030. É o caso da Marfrig, venha conferir.
Marfrig e a sustentabilidade
A Marfrig é líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de proteína bovina do mundo. Ela se preocupa com a sustentabilidade e, como prova, ela discorre em seu relatório sobre alguns dados de seus negócios, dentre eles:
- 100% das fazendas fornecedoras diretas são monitoradas por satélite;
- 63% dos fornecedores indiretos do bioma Amazônia tem origem identificada;
- 1,75 milhões de euros investidos no programa Bezerro Sustentável MT.
Programa Marfrig Verde+
Outro fato interessante presente no relatório de sustentabilidade são os reflexos positivos de suas iniciativas, em especial do Programa Marfrig Verde+.
O Programa estabelece um projeto com um plano de ações relacionado à sustentabilidade e preservação, ação em prol do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.
O Programa tem como meta que 100% da cadeia de fornecimento de gado esteja livre de desmatamento até 2025 no bioma Amazônia, e até 2030 no Cerrado. A iniciativa fomenta a pecuária sustentável e é uma alternativa para diminuir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) da cadeia de valor, o que auxilia no ODS 13 – Ação climática.
O Programa Marfrig Verde+ está em funcionamento desde 2020 e avança rapidamente em direção ao cumprimento das metas estipuladas. Conheça algumas delas:
Entre 2022 e 2025:
A empresa tem duas grandes metas: a primeira é o desenvolvimento de um protocolo para incluir novamente produtores bloqueados, assim será possível que eles se alinhem aos critérios de sustentabilidade da empresa. Ela é importante porque contribui para o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; a segunda meta da Marfrig é executar o programa de suporte técnico, que visa agir sobre melhorias na pastagem, nutrição animal e genética (importante para os ODS 2, 9 e 15).
Até 2025 ou 2030:
A empresa pretende atingir 100% de rastreabilidade da cadeia de fornecimento na Amazônia. Do Cerrado e demais biomas a empresa pretende atingir até 2030 (o que auxilia em diversos ODS, principalmente 8 e 13).
Produção orgânica certificada
Demonstrando ainda mais seu compromisso com a sustentabilidade, a Marfrig investiu em uma produção orgânica de carne. Segundo o seu relatório de sustentabilidade, a empresa não utiliza fertilizante sintético, antibióticos ou hormônios para estimular o crescimento, esse tipo de produto é usado como tratamento e não prevenção.
Os animais também são criados a céu aberto e em áreas extensas, eles não são engordados com grãos ou alimentos concentrados. Além disso, como forma de agir em prol do ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, a empresa conta com um grupo de produtores certificados, o que garante o seguimento de um protocolo.
A empresa também descreve a sua produção sustentável de ração, que funciona por meio da tecnologia “Stream Flake” [tradução livre: floco de fluxo] – contribuindo para o ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura – que permite a hidratação dos grãos, processo importante para alterar sua estrutura e aumentar a digestibilidade, além disso, também diminui as emissões de GEE pelo gato confinado.
Palavras-chave: iniciativas empresariais, ODS 11, ODS 2, ODS 15, ODS 9, cidades sustentáveis, comunidades sustentáveis, programas empresariais, sustentabilidade, empresas sustentáveis.
Referência:
Baseado no Relatório de sustentabilidade 2021