A Agenda 2030 foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas. Este documento é importante para guiar a sociedade em geral para um mundo mais sustentável frente aos desafios das mudanças climáticas. O ODS 7 é intitulado como “Energia Acessível e Limpa” e visa trazer acesso a uma energia de fontes sustentáveis de diversas maneiras.
Trazer processos mais eficientes e sustentáveis dentro das empresas podem ter vantagens não apenas financeiras, como também relacionadas ao comprometimento de marcas com a sustentabilidade e ser um exemplo para outras empresas e para a sociedade.
A Light é uma empresa que atua no mercado energético há mais de 100 anos, mais especificamente no Rio de Janeiro. Atualmente são mais de 11 milhões de consumidores e 37 municípios atendidos. A missão da empresa é prover energia e serviços de qualidade e de forma sustentável (ODS 7), contribuindo para o bem-estar (ODS 3 – Saúde e bem estar) e o desenvolvimento da sociedade (ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis).
Mudanças de regulamentação e a adaptação da Light
A legislação indica que as distribuidoras precisam aplicar um valor mínimo ao Programas de Eficiência Energética (PEE), nesse caso, o valor é de 0,5% da Receita Operacional Líquida (ROL), dentro dessa porcentagem, as empresas de energia precisam investir 0,28% em projetos de eficiência energética. Porém, no ano de 2021, houve uma mudança na regulamentação, esse valor era 0,4% do investimento (agora 0,28%). Essa redução implicou em rever a estratégia da empresa e revisar o edital da sétima Chamada Pública de Projetos da .
Com essas modificações, a Light já fez seu planejamento a médio e longo prazo de seus investimentos próprios e dos alocados no PEE. Considerando as alterações que a empresa teve de se adequar em 2021, os resultados foram bons. A Light teve uma economia de energia de mais de 7 GWh/ano e uma redução na demanda na ponta de mais de 1,54 MW.
Mudança de hábitos
Os projetos desenvolvidos pela Light, previam melhorias no relacionamento com clientes de baixa renda. A empresa investiu também na substituição de equipamentos para mais eficientes e em atividades educativas sobre consumo consciente de energia para a comunidade. Nessas aulas, os moradores da área foram incentivados a mudarem os hábitos de consumo energético.
A Light sabe da importância da conscientização da população para alcançar um mundo melhor. Essas ações desenvolvidas em conjunto com a comunidade reforçam a importância de um uso mais eficiente e sustentável da energia. Além de mostrar a importância em solidificar a relação com a comunidade, visto que, são aliados nesse processo.
As ações de uma empresa de energia com grande influência como a Light, trazem um ótimo exemplo para a comunidade e outras empresas de diversos setores. A conscientização da comunidade também é uma parte importante de todo esse processo, esperamos ver mais ações como essa.
Palavras-chave: ODS 7, energia renovável, energia, conscientização, sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, tecnologia, ODS 3, ODS 11.
Texto baseado no Relatório anual integrado de Sustentabilidade 2021