Nike: sinônimo de inovação

Fundada em 1964 nos Estados Unidos, a Nike é líder no segmento de calçados e tem como missão inovar em produtos para atletas. Em relação à sustentabilidade, a Nike ultrapassa os limites da inovação sustentável há décadas, um exemplo é o uso da energia renovável em 78% de seus equipamentos e a intenção de mover-se para o carbono zero. 

Isso leva a crer a correlação da Nike com a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente o ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura).

Uma caminhada de inovação 

Em 2022, a Nike completou 50 anos atrás da inovação e 20 anos rastreando seu impacto. Atualmente a inovação ainda é o que motiva a empresa que, por sua vez, tem a ambição de quebrar barreiras e fazer a mudança acontecer. A história da Nike prova como um propósito compartilhado pode ser poderoso, Uma jornada que começou com o sonho de servir atletas, hoje está pautada na oportunidade de impacto no mundo.

Como uma empresa atrelada à sustentabilidade e percebendo a ameaça das mudanças climáticas, a Nike sabia que não podia esperar por soluções, ela precisava que criá-las. Depois de muita tentativa e erro, a missão da Nike, hoje, é trazer inovação para todos os atletas do mundo e ir além do esporte.

Hoje a empresa está redefinindo o esporte para uma nova geração. Defendendo pautas de igualdade de gênero (ODS 5), expandindo oportunidades para mulheres e meninas, pautas de igualdade racial (ODS 10), assim como, priorizando a saúde mental e o bem estar (ODS 3).

No seu relatório de impacto (2021), a Nike comenta a sua próxima jogada de inovação sustentável: produtos com circularidade, voltando a dar utilidade para o calçado usado e colaborando para reduzir a sua pegada.

Times diversos: uma inovação que deveria ser regra

Muito se fala sobre diversidade e inclusão, que tem seu ponto na sustentabilidade (principalmente no ODS 10 “Redução de desigualdades”)​ e além de ser relevante para os colaboradores e consumidores, também é importante para a empresa, por esse motivo deveria ser considerada regra. Ainda em seu relatório de impacto a Nike reconhece que times diversos são mais inovadores, colaborativos e produtivos, na empresa eles acreditam que um time de verso inclusivo é necessário para criar um futuro mais equitativo. 

A desigualdade de gênero dentro do ambiente de trabalho é uma pauta global e muito comum que o ODS n. 5 quer combater, por outro lado, as empresas têm o seu papel nesse processo. Para a Nike há um esforço para permitir que as mulheres alcancem o seu máximo potencial na carreira. A empresa também desenvolveu diversos projetos voltados para mulheres, como The Mom Project [tradução livre: O projeto “mãe”], por exemplo. 

Ainda dentro da diversidade, a Nike foca em minorias étnicas e raciais nos Estados Unidos, com a intenção de construir uma companhia mais inclusiva, com perspectivas diversas e diferentes experiências que levam à inovação.

Não espere, crie.

A empresa sabe que para cuidar do nosso planeta, precisamos de soluções que vão ao encontro das necessidades da atualidade. Porém, a Nike sabe que não podem ficar esperando que alguém crie essas soluções, eles vão lá e fazem. O grupo sabe sua da responsabilidade para reduzir o impacto do planeta, algo que altera a maneira de fazer produtos, que agora são pautados na sustentabilidade e circularidade. 

Uma abordagem inovadora para reduzir o impacto dentro da cadeia de valor, é o foco que a Nike dá para materiais reciclados, que criam materiais mais duráveis. Mesmo assim, reduzir o impacto não é o suficiente, a empresa começou a fazer o reuso de água, Uma notícia boa para o meio ambiente.

Com base nessas iniciativas, e na missão da Nike de ser uma empresa inovadora, é possível observar que ela está fazendo bastante em busca de diminuir o seu impacto negativo no mundo. Com isso ela tem um grande papel como inovadora e dentro da sustentabilidade. Esperamos que essas iniciativas sirvam como exemplo para outras empresas.

Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, Nike, ODS 9, ODS 3, ODS 10, ODS 5.

Texro baseado no Impact Report 2021

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG