Fundada em 1964 nos Estados Unidos, a Nike é líder no segmento de calçados e tem como missão inovar em produtos para atletas. Em relação à sustentabilidade, a Nike ultrapassa os limites da inovação sustentável há décadas, um exemplo é o uso da energia renovável em 78% de seus equipamentos e a intenção de mover-se para o carbono zero.
Isso leva a crer a correlação da Nike com a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente o ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura).
Uma caminhada de inovação
Em 2022, a Nike completou 50 anos atrás da inovação e 20 anos rastreando seu impacto. Atualmente a inovação ainda é o que motiva a empresa que, por sua vez, tem a ambição de quebrar barreiras e fazer a mudança acontecer. A história da Nike prova como um propósito compartilhado pode ser poderoso, Uma jornada que começou com o sonho de servir atletas, hoje está pautada na oportunidade de impacto no mundo.
Como uma empresa atrelada à sustentabilidade e percebendo a ameaça das mudanças climáticas, a Nike sabia que não podia esperar por soluções, ela precisava que criá-las. Depois de muita tentativa e erro, a missão da Nike, hoje, é trazer inovação para todos os atletas do mundo e ir além do esporte.
Hoje a empresa está redefinindo o esporte para uma nova geração. Defendendo pautas de igualdade de gênero (ODS 5), expandindo oportunidades para mulheres e meninas, pautas de igualdade racial (ODS 10), assim como, priorizando a saúde mental e o bem estar (ODS 3).
No seu relatório de impacto (2021), a Nike comenta a sua próxima jogada de inovação sustentável: produtos com circularidade, voltando a dar utilidade para o calçado usado e colaborando para reduzir a sua pegada.
Times diversos: uma inovação que deveria ser regra
Muito se fala sobre diversidade e inclusão, que tem seu ponto na sustentabilidade (principalmente no ODS 10 “Redução de desigualdades”) e além de ser relevante para os colaboradores e consumidores, também é importante para a empresa, por esse motivo deveria ser considerada regra. Ainda em seu relatório de impacto a Nike reconhece que times diversos são mais inovadores, colaborativos e produtivos, na empresa eles acreditam que um time de verso inclusivo é necessário para criar um futuro mais equitativo.
A desigualdade de gênero dentro do ambiente de trabalho é uma pauta global e muito comum que o ODS n. 5 quer combater, por outro lado, as empresas têm o seu papel nesse processo. Para a Nike há um esforço para permitir que as mulheres alcancem o seu máximo potencial na carreira. A empresa também desenvolveu diversos projetos voltados para mulheres, como The Mom Project [tradução livre: O projeto “mãe”], por exemplo.
Ainda dentro da diversidade, a Nike foca em minorias étnicas e raciais nos Estados Unidos, com a intenção de construir uma companhia mais inclusiva, com perspectivas diversas e diferentes experiências que levam à inovação.
Não espere, crie.
A empresa sabe que para cuidar do nosso planeta, precisamos de soluções que vão ao encontro das necessidades da atualidade. Porém, a Nike sabe que não podem ficar esperando que alguém crie essas soluções, eles vão lá e fazem. O grupo sabe sua da responsabilidade para reduzir o impacto do planeta, algo que altera a maneira de fazer produtos, que agora são pautados na sustentabilidade e circularidade.
Uma abordagem inovadora para reduzir o impacto dentro da cadeia de valor, é o foco que a Nike dá para materiais reciclados, que criam materiais mais duráveis. Mesmo assim, reduzir o impacto não é o suficiente, a empresa começou a fazer o reuso de água, Uma notícia boa para o meio ambiente.
Com base nessas iniciativas, e na missão da Nike de ser uma empresa inovadora, é possível observar que ela está fazendo bastante em busca de diminuir o seu impacto negativo no mundo. Com isso ela tem um grande papel como inovadora e dentro da sustentabilidade. Esperamos que essas iniciativas sirvam como exemplo para outras empresas.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, Nike, ODS 9, ODS 3, ODS 10, ODS 5.
Texro baseado no Impact Report 2021