Com base no recém-lançado Guia sobre a Avaliação dos Impactos na Água Doce desenvolvido pelo WBCSD no ano de 2021, o blog do CEBDS compartilhou um artigo elencando as principais ferramentas e metodologias para maior conhecimento e aplicabilidade pelas empresas.
Objetivo
Esse guia fornece um caminho padronizado para que as empresas entendam, valorizem e gerenciem seus principais impactos relacionados à água doce.
Cenário
As empresas têm usado estudos de avaliação de impacto de água doce para informar riscos de longo prazo para seus negócios, para desenvolver seu planejamento estratégico e para ajudar as estratégias de ação coletiva e engajamento com seus principais stakeholders. Uma das principais barreiras que as empresas enfrentam na condução de uma avaliação robusta dos impactos da água doce é a falta de dados localizados e fatores de avaliação ou monetização.
A falta de pesquisas relevantes de valorização da água coloca um desafio na determinação de um fator justo de valorização da água para verificar o impacto do uso da água. Impactos relacionados à água doce são difíceis de valorar. Muitas vezes, o valor real da água doce para diferentes partes interessadas está além do que as medidas típicas de avaliação podem explicar. Certas limitações, como a falta de dados precisos da linha de base ou a incerteza na medição do capital natural, também podem limitar a eficácia das metodologias e abordagens de avaliação.
Benefícios
O Guia do WBCSD pode fornecer um suporte na tomada de decisão das empresas, além de ser útil para que os investidores entendam onde estão os principais impactos relacionados à água doce nas operações e cadeias de suprimentos. Para as empresas, a criação de valor verdadeiro ajuda a ganhar a confiança dos stakeholders, garante melhores retornos financeiros e mantém a licença social para operar.
Esse conteúdo foi publicado originalmente em: Guia sobre a Avaliação dos Impactos na Água Doce – CEBDS