O mundo chegou a uma população de 8 bilhões de pessoas em 2022, ainda é previsto que esse número chegue a 10 bilhões até 2050. Por outro lado, atualmente a fome é uma realidade em diversos locais do Brasil e do mundo e a segurança alimentar de 8 bilhões de pessoas ainda não é uma realidade. Com isso em vista, garantir a segurança alimentar de 10 bilhões de pessoas só será uma realidade por meio de muitos esforços.
Para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, além de garantir a erradicação da fome, precisamos pensar na origem dos alimentos. Nesse caso, em uma agricultura sustentável, pois ela é uma peça chave nesse processo.
Empresas têm um protagonismo nisso tudo. Com isso em vista, a Amaggi tem seu papel nisso, uma empresa fundada em 1977, e conta com mais de 8000 funcionários. Além disso, ela investe em energia renovável, em projetos sociais. Percebe-se que ela traz o ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) com forte presença no seu relatório de progresso (2021), portanto, certamente possui iniciativas para contribuir com os ODS. Confira abaixo essas iniciativas:
Compromisso
Como uma empresa que atua no agronegócio, na energia, em commodities, na logística e operações, a AMAGGI tem iniciativas voltadas a diversos ODS. Especificamente sobre o ODS 2, sua intenção é apoiar iniciativas que fortaleçam a produtividade e renda de pequenos produtores de alimento, principalmente as mulheres.
Além disso, a empresa tem compromisso com o não desmatamento e conversão de vegetação nativa; com a conformidade legal e uma cadeia ética e sustentável; respeito e promoção de direitos humanos; e com a agricultura regenerativa de baixo carbono.
Não desmatamento
Visando não desmatamento, a companhia tem quatro metas principais, levando em consideração o ano referência 2020, confira:
- Ter 100% de rastreabilidade e monitoramento dos fornecedores da Amazônia e do Cerrado do Brasil;
- 100% de rastreabilidade e monitoramento dos fornecedores diretos do Brasil;
- 100% de rastreabilidade e monitoramento dos fornecedores diretos indiretos em todas as localidades que a empresa opera;
- Ir para 2025, ter 100% da cadeia de grãos livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa.
Embora as metas sejam até 2025, a empresa pretende ir além, tomando medidas para apoiar a proteção da floresta a longo prazo. Esses compromissos abrangem a produção agrícola, considerando fornecedores indiretos, diretos e intermediários.
Agricultura de baixo carbono
Como uma empresa com forte atuação na agricultura, a Amaggi se compromete em contabilizar e mitigar emissões de gases de efeito estufa (GEE) da sua cadeia, como também na preservação de áreas com estoque de carbono, ressaltando a importância da natureza, dos animais, da água e da floresta em pé.
Sua meta principal demonstra seu compromisso com a sustentabilidade, sendo compromisso net zero. Com isso, a companhia pretende alcançar emissões líquidas zero até o ano de 2050, mas para isso ela precisa investir na descarbonização até 2035, neutralizar emissões residuais e promover uma agricultura regenerativa de baixo carbono.
Para esses objetivos serem alcançados, a empresa vem pensando a inovação com uma ferramenta para chegar ao resultado. Com isso, ela pretende oferecer produtos e soluções inovadoras em uma cadeia sustentável, ou seja, ética, zero desmatamento e uma agricultura sustentável.
A Amaggi mostrou seu compromisso com a sustentabilidade em seu relatório de progresso de 2021. Como uma empresa que atua em diversos setores, inclusive na agricultura, essas iniciativas são de extrema importância. Isso porque, além de impactar positivamente a sociedade, pode servir de exemplo para outras empresas.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, Amaggi, ods 2, fome, agricultura.
Texto baseado no Relatório de Sustentabilidade