A pobreza menstrual é um tema que está em alta atualmente. Com isso em mente, muitas empresas estão desenvolvendo iniciativas para solucionar esse problema. Segundo a Abril, o segmento de menstrual care deve crescer mais de 6% até 2026. No Brasil, é estimado que cerca de 60 milhões de pessoas menstruam. Dessas, e as mulheres que estão entre os 5% mais pobres precisam trabalhar por 4 anos para pagar os absorventes que usarão ao longo da vida.
Além disso, segundo o site Livre para Menstruar, estar menstruada pode ser uma ameaça para os estudos, pois as escolas não estão preparadas para receber as 7,5 milhões de meninas que menstruam. Como exemplo dessa falta de preparo, algumas escolas não têm banheiros. Essa realidade atinge todo o Brasil, com exceção dos estados de São Paulo e Distrito Federal. Por esse e outros motivos, as empresas precisam agir em conjunto com a sociedade para desenvolver soluções mais inteligentes para sanar esse problema.
Conheça a Pantys
A Pantys é uma empresa que desenvolve soluções sustentáveis voltadas para a menstruação. Em seu hall de produtos, é possível encontrar calcinhas e cuecas absorventes reutilizáveis para diferentes fluxos: pós parto, noturno, para exercícios físicos e até para a praia. Além de conforto, a empresa oferece um método mais sustentável para esse período.
Segundo a empresa, a pobreza menstrual é definida como a falta de acesso a produtos, educação ou infraestrutura adequada para manejo da higiene íntima. Além disso, ela estima que 500 milhões de mulheres vivem em pobreza menstrual no mundo. A realidade para o Brasil é que 1 a cada 4 jovens não têm acesso a esses produtos.
Em seus destaques de 2021, presentes em seu relatório de sustentabilidade de 2021, ela traz algumas iniciativas que agem contra a pobreza menstrual, ou seja, em prol do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 “erradicação da pobreza”. Conheça algumas ações a seguir.
Ações da Pantys
A empresa conta com o “Programa de doações da Pantys”, que leva calcinhas absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 2021, a Pantys doou 8.612 calcinhas para 26 diferentes projetos para combater a pobreza menstrual.
Pelo que vimos, a pobreza menstrual é um tema de grande importância e que atinge muitas pessoas, porém não é suficientemente divulgado e discutido. Por isso, a Pantys criou a “Pantys Protest” que promoveu protestos digitais com o objetivo de promover um espaço para disseminar informações.
No dia da higiene menstrual (28/05), cada post usando a hashtag #pantysprotest, a empresa doou uma calcinha absorvente para combater a pobreza menstrual. No total, a campanha arrecadou R$ 551 mil doados e alcançou 20 milhões de pessoas.
Esse tipo de iniciativa é relevante, nesse sentido, a Pantys não apenas doou calcinhas para diminuir o problema, como promoveu espaço para falar sobre e mostrar que esse é um problema que deve ser resolvido. Esperamos que suas iniciativas alcancem outras empresas que não atuam no setor para contribuir.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, pobreza menstrual, Pantys, ODS 1, erradicação da miséria.
Texto baseado nas matéria: Cláudia, Livre Para menstruar e Pantys