A Usiminas é uma empresa produtora de aço que está no mercado há menos de 15 anos, mas sabe da importância da sustentabilidade. Com isso, ela foca suas ações – presentes em seu relatório anual de sustentabilidade de 2021- nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Ao colocar em pauta o ODS n. 17 “parcerias e meios de implementação”, estamos falando de parcerias inteligentes que fortalecem recursos internos e atividades internacionais aos países em desenvolvimento. No caso da Usiminas, ela participa de associações, conheça um pouco mais.
Parcerias destaque
Buscando a excelência, a Usiminas sabe da importância da colaboração e como isso é fundamental. Para tanto, a empresa é membro e patrocina importantes entidades. Veja as principais delas, presentes sem seu relatório mencionado:
“World Steel Association” [Associação Mundial do Aço]: A Usiminas faz parte da World Steel Association (WSA), uma das maiores associações industriais do mundo. Sua sede principal fica em Bruxelas, Bélgica e no total representa mais de 200 fabricantes de aço. Seus membros associados produzem aproximadamente 85% da produção mundial de aço. A Usiminas está comprometida com questões que contribuem direta ou indiretamente para os ODS.
“Brazil Steel Institute” [Instituto de Aço do Brasil]: Fundada em 1963, a entidade representa os fabricantes brasileiros de aço. O CEO da Usiminas, Sergio Leite Andrade, foi Presidente do Conselho de Administração do “Brasil Steel Institute” entre 2018 e 2020.
“Brazilian Institute of Mining” [Instituto Brasileiro de Mineração]: A Usiminas é membro do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que é uma organização brasileira fundada em 1976, privada e sem fins lucrativos que representa as empresas e instituições do setor de mineração.
Além disso, a empresa é membro de outras instituições, como é o caso da Association of Private Port Terminals (ATP), Association of Private Port Terminals (IBGC), UN Global Compact, Institute for Industrial Development Studies (IEDI), Brazilian Association of Finance, Business Administration and Accounting Executives (ANEFAC), dentre outras.
Premiações
No seu relatório ela compartilha algumas premiações que conseguiram, destacam-se “Empresas Randon” e “Prêmio Universitário ABERJE”.
A Usiminas foi o destaque na categoria Sustentabilidade Focada no Processo de Produção na 4a edição do Encontro de Fornecedores da Randon Companies. Ela foi reconhecida por seu projeto conduzido pelo programa de Voluntariado VOU – Usiminas em parceria com o Departamento de Transportes da Planta de Ipatinga (MG), pela reutilização de madeira em móveis e brinquedos produzidos pelos presos da Prisão Coronel Fabriciano.
A equipe de estagiários dos departamentos de Manutenção Industrial, Planejamento de Minas e Comunicação, foi um dos destaques do 15o Prêmio da Universidade de Aberje, ganhando o 3o lugar na categoria Criação de Soluções com o projeto “Mining is More Than That” [mineração é mais que isso]. O desafio era desenvolver uma solução para alguma situação vivenciada em empresas, estimulando a criatividade dos participantes. Este ano, o prêmio foi dedicado ao Setor de Mineração e foi realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
Iniciativas que se baseiam em parcerias e, de certa forma, ajudam a fortalecer países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, são importantes para garantir a sustentabilidade financeira e fazer um país prosperar.
Palavras-chave: sustentabilidade, iniciativas empresariais, ações empresariais, ODS 17, Sodexo, parcerias, ODS 2, fome, combate à fome.
Texto baseado no Relatório anual de sustentabilidade 2021