PepsiCo lança projeto para acesso à água potável para 52 mil pessoas no Brasil

A PepsiCo Brasil anunciou em março de 2021 um projeto que visa o fornecimento de água potável para 52 mil pessoas no Nordeste do país.

O projeto é uma parceria entre a empresa, por meio de seu braço filantrópico Fundação PepsiCo, a Water.org e o Aquafund do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além do Banco do Nordeste.

Entre as regiões beneficiadas está Petrolina (PE), onde a PepsiCo possui uma fazenda própria para cultivo de coco verde e a fábrica da marca Kero Coco.  

O projeto prevê aporte de US$ 600 mil durante os próximos três anos. O dinheiro deverá ser alocado em iniciativas como apoio às concessionárias de água e linhas de crédito para a busca de soluções em abastecimento e saneamento básico.

Plano global

Globalmente, a PepsiCo já ajudou mais de 55 milhões de pessoas a obterem acesso à água potável desde 2006. Isso por meio de programas de distribuição, purificação e conservação. 

Como parte de sua abordagem, a Fundação PepsiCo desenvolve programas que promovem soluções sustentáveis de longa duração. Ao mesmo tempo, desbloqueia fundos de parceiros governamentais e sem fins lucrativos para aumentar o impacto das ações.

A PepsiCo se uniu à The Nature Conservancy (TNC) para projetos de conservação de bacias hidrográficas em risco nos Estados Unidos, América Latina e África do Sul. 

Ao lado de comunidades locais e ONGs, essa iniciativa beneficiou diretamente 2.600 famílias e contribuiu para a saúde de aquíferos.

As ações têm potencial para beneficiar mais de 42 milhões de pessoas que vivem em bacias hidrográficas cruciais do México, Guatemala, Brasil, Colômbia, República Dominicana e Peru. 

O programa Resource Conservation (Recon) da empresa, que existe há 10 anos, visa reduzir os resíduos gerados nos processos fabris e economizar água e energia.

No Brasil, os principais resultados dos projetos relacionados à água são:

– Economia de mais de 583,5 milhões de litros no período de 2015 a 2020;

– Na produção de Doritos, cerca de 50 milhões de litros são economizados todos os anos devido aos sistemas de reúso instalados.

– Na produção das batatas Ruffles, Sensações, Elma Chips e Lay’s, cerca de 138 milhões de litros são economizados anualmente, devido aos mesmos sistemas.

– Uma nova melhoria foi replicada globalmente nas linhas de produção de batata, com redução estimada de 15,8 milhões de litros por ano no Brasil e 1 bilhão de litros no mundo.

– Na fábrica da PepsiCo em Itu (SP), existe ainda um complexo para reaproveitamento de água, por meio do qual já foram tornados potáveis 162 milhões de metros cúbicos até 2020. Isso é o equivalente a quatro piscinas olímpicas por mês. 

– Na fábrica pernambucana da Kero Coco há sistemas de recuperação de água e caixa d’água, o que geram uma economia de 428 mil metros cúbicos por mês.

Conteúdo publicado originalmente em: PEPSICO

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
O que você procura?
Iniciativas recentes
Redes Sociais
Receba as novidades do Observatório em seu e-mail

Iniciativas Relacionadas

Cadastre-se e receba as atualizações do SDG